Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
OFICINA DE RECURSOS DIDÁTICOS: ESTUDO DE CASO E APRENDIZAGEM
Autores
CRISHANA RAMOS MANGUEIRA (Autor)
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva (Orientador)
Resumo
O trabalho se desenvolve junto à disciplina Oficina de Recursos Didáticos (EDU 519) no Laboratório de Práticas Pedagógicas Profa. Hebe Rola do Departamento de Educação e tem por objetivo associar aos estudos, à elaboração e à utilização de recursos didáticos situações de dificuldade de aprendizagem escolar, extraídas dos estágios supervisionados ou de situações de trabalho, não diagnosticadas por profissionais. A proposta se justifica pela constatação de alunos com dificuldade de aprendizagem sem laudo clínico. Daí anecessidade de os estudantes estudarem intervenções pedagógicas ao longo de sua graduação. A metodologia usada é o Estudo de Caso. Ao individualizar cada aluno, o estudo permite um olhar em profundidade sobre a dificuldade de aprendizagem. As etapas são: constituição do caso, o estudo em grupo, o levantamento de hipóteses acerca dospossíveis motivos da situação, a escolha e a elaboração dos recursos didáticos para a intervenção. Além das contribuições interdisciplinares às demais discussões do curso, o Estudo de Caso e a elaboração de recursos direcionados à aprendizagem da proposta reafirmam o apoio à construção de conhecimento de futuros professores em um momento em que não se pode negar a importância à aprendizagem da leitura e da escrita. A disciplina estudou sete casos. As bolsistas do Pró-Ativa auxiliaram aos alunos no estudo das hipóteses e dos recursos, pois, como essa disciplina não tem pré-requisito, nem todos os que se inscreveram têm arcabouço teórico para estudar casos de dificuldade de aprendizagem. A partir dos estudos dos casos apresentados foram observados que: um mesmo recurso pode ser usado na intervenção de dois ou mais casos; a intervenção leva em conta os alunos em uma sala de aula; nos casos em que os alunos apresentam alguma característica física que interfere na aprendizagem (visual, auditiva ou motora) é importante que o professor estude como adaptar suas aulas e seus recursos para atender a essa criança em sua sala.
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