Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Um relato de experiência sobre o trabalho com o conteúdo Danças no ambiente escolar
Autores
ISABELLA CRISTINA DE CARVALHO (Autor)
Camila Ingrid Pereira Rodrigues (Co-Autor)
Emerson Cruz de Oliveira (Orientador)
Resumo
Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais que os conteúdos da Educação Física Escolar são divididos em três blocos: o primeiro composto por jogos, esportes, lutas e ginásticas; o segundo por atividades rítmicas e expressivas dentre as quais são abordadas as danças e as brincadeiras cantadas; e no terceiro bloco estão agrupados os conhecimentos sobre o corpo. A dança pode desenvolver o equilíbrio, a percepção de espaço e tempo, a coordenação motora, a consciência e a expressão corporal, além de aspectos culturais e sociais dos alunos. Ainda existe muito preconceito com a dança em relação à participação dos meninos, fato que gera a necessidade de um trabalho ainda mais efetivo de desenvolvimento desse conteúdo nas escolas. Por outro lado a dança permite abordar diferentes temas e atividades diferenciadas muitas vezes extrapolando o nível de conhecimento e familiaridade da turma o que auxilia na maior participação tanto das meninas quanto dos meninos. Sabendo da importância da Dança como conteúdo da Educação Física Escolar e dos benefícios que proporciona aos alunos, os bolsistas do PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física introduziram a Dança no cronograma das intervenções realizadas em uma escola parceira do PIBID. A princípio foram realizadas aulas lúdicas, onde era explorado: a imaginação, criatividade, amplitude de movimentos e expressão corporal dos alunos da escola. Posteriormente foram ministradas aulas de Dança divididas em dois momentos: 1º) assistir à vídeos de coreografias infantis; 2º) momentos onde os alunos eram incentivados a repetir os passos ou criar novos movimentos, dançando junto com os bolsistas e acompanhando o ritmo que era reproduzido nos vídeos. Após trabalhar com as Danças as bolsistas se reuniram para discutir se os objetivos foram alcançados e concluíram que sim, pois os alunos criaram e/ou descobriram diversas coreografias ampliando o seu repertório motor, fato que talvez não teria acontecido sem essas aulas.
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