Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
OS MULTILETRAMENTOS COMO ELEMENTOS TRANSFORMADORES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores
MARCELA CRISTINA FIDELES GONZAGA (Autor)
Vanderlice dos Santos Andrade Sól (Orientador)
Shirlene Bemfica de Oliveira (Co-Orientador)
João Eustáquio Evangelista de Paula (Co-Orientador)
Ana Paula da Silva (Co-Autor)
Yuri Fonseca Silva (Co-Autor)
Evandro Luis Moreira de Souza (Co-Autor)
Maria Victoria Gregorio Guerra (Co-Autor)
Letícia Perucci de Lima (Co-Autor)
Jorge Luis Miranda Ezequiel (Co-Autor)
Talita Ferreira Ferraz (Co-Autor)
Lorrany Héllen Ávila Gonçalves (Co-Autor)
Maria Luiza Fernandes (Co-Autor)
Anna Leticia Jesus da Silva (Co-Autor)
Caos Maria Monteiro (Co-Autor)
Resumo
Este trabalho visa apresentar experiências de multiletramentos em aulas de língua inglesa (LI) ministradas por bolsistas do PIBID - Inglês da UFOP, como uma experiência de formação didático-pedagógica, em parceria com a Escola Estadual Dom Benevides em Mariana e o IFMG - Ouro Preto. Esta é uma pesquisa colaborativa que utiliza os Novos Letramentos e Multiletramentos (MATTOS, 2015) como aporte teórico. A pedagogia com foco nos Multiletramentos explora na escola as práticas sociais de uso de língua(gens) mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) (COPE; KALANTZIS, 2000). Os Novos Letramentos proporcionam novos modos de interagir e de se (re)conhecer via linguagens, valorizando a colaboração, a criatividade, a experimentação e o hibridismo (BUZATO, 2010). As experiências pedagógicas incluíram pesquisas na Web, vídeos, instrumentos musicais, técnicas de soletração, Arte e produções colaborativas. As aulas enfatizaram a cultura Hip Hop; a culinária nacional; escrita de poemas e desenhos (Fanzines) sobre temas de interesse dos adolescentes; a análise de material artístico produzido durante o período da ditadura militar no Brasil (1964 - 1985), no qual se retrata diferentes aspectos do regime, sendo alguns, relacionáveis com nossa atual conjuntura política; a análise, criação e publicação de memes sobre o contexto sociopolítico brasileiro; namoro e relacionamentos na modernidade; a reforma do ensino médio; cinema e contemporaneidade; aprendizagem e percepção de cores e sentimentos. Os resultados apontam que estas propostas contribuíram para a expansão do conhecimento crítico, artístico e linguístico dos alunos. Nessa perspectiva, o PIBID se consolida de fundamental importância, para os professores, alunos e licenciandos, pois a experiência vivida e compartilhada por meio do projeto tem promovido avanços e possibilidades para a formação inicial e continuada do grupo envolvido.
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