Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência
Área: MOSTRA PIBID
Subárea: PIBID
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
OS MULTILETRAMENTOS COMO ELEMENTOS TRANSFORMADORES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA |
Autores |
MARCELA CRISTINA FIDELES GONZAGA (Autor) Vanderlice dos Santos Andrade Sól (Orientador) Shirlene Bemfica de Oliveira (Co-Orientador) João Eustáquio Evangelista de Paula (Co-Orientador) Ana Paula da Silva (Co-Autor) Yuri Fonseca Silva (Co-Autor) Evandro Luis Moreira de Souza (Co-Autor) Maria Victoria Gregorio Guerra (Co-Autor) Letícia Perucci de Lima (Co-Autor) Jorge Luis Miranda Ezequiel (Co-Autor) Talita Ferreira Ferraz (Co-Autor) Lorrany Héllen Ávila Gonçalves (Co-Autor) Maria Luiza Fernandes (Co-Autor) Anna Leticia Jesus da Silva (Co-Autor) Caos Maria Monteiro (Co-Autor) |
Resumo |
Este trabalho visa apresentar experiências de multiletramentos em aulas de língua inglesa (LI) ministradas por bolsistas do PIBID - Inglês da UFOP, como uma experiência de formação didático-pedagógica, em parceria com a Escola Estadual Dom Benevides em Mariana e o IFMG - Ouro Preto. Esta é uma pesquisa colaborativa que utiliza os Novos Letramentos e Multiletramentos (MATTOS, 2015) como aporte teórico. A pedagogia com foco nos Multiletramentos explora na escola as práticas sociais de uso de língua(gens) mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) (COPE; KALANTZIS, 2000). Os Novos Letramentos proporcionam novos modos de interagir e de se (re)conhecer via linguagens, valorizando a colaboração, a criatividade, a experimentação e o hibridismo (BUZATO, 2010). As experiências pedagógicas incluíram pesquisas na Web, vídeos, instrumentos musicais, técnicas de soletração, Arte e produções colaborativas. As aulas enfatizaram a cultura Hip Hop; a culinária nacional; escrita de poemas e desenhos (Fanzines) sobre temas de interesse dos adolescentes; a análise de material artístico produzido durante o período da ditadura militar no Brasil (1964 - 1985), no qual se retrata diferentes aspectos do regime, sendo alguns, relacionáveis com nossa atual conjuntura política; a análise, criação e publicação de memes sobre o contexto sociopolítico brasileiro; namoro e relacionamentos na modernidade; a reforma do ensino médio; cinema e contemporaneidade; aprendizagem e percepção de cores e sentimentos. Os resultados apontam que estas propostas contribuíram para a expansão do conhecimento crítico, artístico e linguístico dos alunos. Nessa perspectiva, o PIBID se consolida de fundamental importância, para os professores, alunos e licenciandos, pois a experiência vivida e compartilhada por meio do projeto tem promovido avanços e possibilidades para a formação inicial e continuada do grupo envolvido. |