Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
Ações extensionistas e pesquisa-ação em contexto de inclusão: impactos na formação docente inicial e continuada na região dos Inconfidentes
Autores
PAULA YOSHI SILVA MATSUMURA SEVERINO (Autor)
MARCO ANTÔNIO MELO FRANCO (Orientador)
Resumo
A pesquisa tem por objetivo investigar como as ações extensionistas do projeto Inclusão: práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens tem influenciado na formação de professores do ensino fundamental e de alunos do curso de Pedagogia na região do Inconfidentes em Minas Gerais. O projeto, objeto de investigação, vem sendo desenvolvido desde o ano de 2012 e se orienta pelos princípios da pesquisa-ação para intervenção e a construção de estratégias pedagógicas nos contextos de inclusão em salas de aula de escolas publicas dos municípios de Ouro Preto e Mariana. Para realização da pesquisa, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os últimos 10 anos, na base Scielo, GT8 (Formação de professores) e GT15 (Educação Especial) da ANPED, sobre as produções científicas que abordam a formação docente/professores, inclusão e a pesquisa-ação. Foram também realizadas, até o momento, 6 entrevistas, de um total de 20, com alunos de graduação que participaram do projeto. Os resultados em relação ao número de trabalhos encontrados foram: 4 para GT8, 10 para GT15 e 22 para Scielo, evidenciando uma lacuna na produção científica sobre o tema. É possível identificar nos trabalhos encontrados que o debate sobre inclusão e formação docente têm se pautado, na maioria das vezes, nos aspectos relacionados às políticas públicas, sendo que a discussão sobre o campo da prática pedagógica tem sido menos evidenciado. O processo de entrevista ainda encontra-se em andamento e as mesmas serão analisadas, em seu conjunto, assim que esse processo se findar.
Voltar Visualizar PDF