Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: II Mostra da Pós-Graduação
Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Subárea: Matemática
Título |
INTERLOCUÇÕES DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E DOS ESTUDOS SURDOS NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA DE ALUNOS SURDOS |
Autores |
PABLO RICARDO CARDOSO (Autor) MILTON ROSA (Orientador) |
Resumo |
Este trabalho pretende apresentar um estudo em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. O principal objetivo dessa pesquisa é a construção de um produto educacional destinado ao ensino e aprendizagem do conteúdo de Estatística para alunos Surdos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa é desenvolvida em uma escola pública inclusiva da cidade de Belo Horizonte, numa turma na qual estão matriculados 8 alunos Surdos. A investigação é conduzida segundo os princípios da metodologia da pesquisa-ação. Como procedimentos metodológicos, foram conduzidas entrevistas com o professor de Matemática da turma e a intérprete; os alunos Surdos também responderam a um questionário. Além disso, atividades relacionadas a conceitos da Estatística foram desenvolvidas com a turma. Como referencial teórico-metodológico serão utilizados a Etnomatemática e os Estudos Surdos em Educação. Tal referencial considera o contexto cultural no qual os Surdos estão inseridos, pois procuram problematizar a educação ao questionar a inclusão sobre o aspecto da normalização desses estudantes. Os indivíduos Surdos têm características específicas relacionadas à Cultura Surda, como por exemplo a sua língua, a Libras. A expectativa é que o produto educacional seja mais um recurso no processo de ensino e aprendizagem de Estatística, contribuindo para uma formação crítica do cidadão. Espera-se que esse estudo seja capaz de promover discussões relevantes a respeito da Educação de Surdos e contribuir na luta do povo Surdo por igualdade. |