Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
A FILOSOFIA E A INTEGRAÇÃO DO COGNITIVO, DO ESTÉTICO E DO ÉTICO NA FORMAÇÃO.
Autores
FABIO JUNIOR ROCHA VIANNA (Autor)
Resumo
O PIBID-Filosofia Visa a construção de Projetos e intervenções a serem desenvolvidos no ensino médio, nas escolas de Ouro Preto, como forma de estimular e potencializar as faculdades humanas. Ambiciona-se contribuir na compreensão de teorias, conceitos, sistemas filosóficos, que concerne as dimensões da filosofia, como os temas abordados pela Estética, Filosofia da Arte e Teoria do conhecimento. Em suma, perspectiva-se fornecer os instrumentos necessários que possibilite aos alunos condições suficientes para abordagens filosóficas conscientes e autônoma. Objetivos: Atender as demandas do estudante da rede pública de ensino, no que concerne a compreensão do que se configura como filosofia. Bem como, potencializar o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e permitir a compreensão da totalidade ou do conjunto dos fenômenos. Objetivos Específicos: Possibilitar a Compreensão de temas, conceitos, teorias e sistemas filosóficos. Bem como fornecer os instrumentos necessários para abordagens filosóficas conscientes e autônoma. Identificar qual perfil do professor-educador, qual o perfil do aluno-educando e quais as demandas filosóficas a serem atendidas. Construção de um conjunto de saber que promova resultado concisos na aplicação dos conteúdos filosóficos no ensino médio e na escola pública. Resultados Esperados: Na efetivação dos projetos e intervenções almeja-se contribuir para reflexão que toma a filosofia como processo geral de produção e reprodução do saber de forma integralizada. Promover o entendimento da filosofia como instrumento criativo, que produz a autonomia, estimula o resgate e o aperfeiçoamento de todas as faculdades humanas, do mesmo modo, em suma, contribuir no debate que possibilite pensar a educação como objeto de transformação do homem, da sociedade e da cultura, promovendo autenticidade nas experiências de vida. Apoio financeiro: CAPES
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