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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
Inclusão: Práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens
Autores
DENISE DE SOUSA RODRIGUES (Autor)
Ingrid Barreto Custodio Alexandrino (Co-Autor)
Marco Antonio Melo Franco (Orientador)
Resumo
O debate acerca da inclusão da pessoa com deficiência na escola regular ganha notoriedade a partir da década de 90 no século passado. Porém, no momento atual, ainda são poucos avanços que se concretizaram na prática pedagógica. Os sistemas de ensino encontram dificuldades no atendimento às especificidades e às demandas das pessoas com deficiência. Considerando essa perspectiva, o projeto “Inclusão: práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens”, procura atuar no sentido de promover o processo de inclusão dos alunos com deficiência na escola regular, intervindo e orientando as práticas pedagógicas de professores da Educação infantil e do Ensino fundamental I, de escolas municipais de Ouro Preto e de Mariana no decorrer do ano letivo. O projeto tem base metodológica na pesquisa-ação e busca, a partir de orientações semanais entre coordenador e bolsistas discutir e elaborar ações e estratégias pedagógicas que visem qualificar o trabalho docente, a inclusão das crianças acompanhadas pelo projeto, bem como a formação de alunos de graduação (bolsistas) que acompanham as professoras e as crianças semanalmente. O projeto também realiza um Fórum anual de Inclusão com as redes de ensino dos dois municípios. Como resultado das ações do projeto identifica-se um movimento das secretárias de educação de ambos os municípios e dos professores no sentido de se apropriarem dos conhecimentos no campo da Educação Especial e Inclusiva para melhor responder às demandas que surgem. Observa-se também, resistência por parte dos professores acompanhados na mudança de concepção o que acaba por resultar em uma barreira atitudinal em relação ao processo de inclusão escolar. Outro resultado importante diz a respeito à formação do aluno de graduação. Observam-se ganhos significativos na aquisição de conceitos e na mudança atitudinal no processo de inclusão.
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