Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Título
Especificidades da Educação de Jovens e Adultos e a formação do educador: um estudo na região dos Inconfidentes
Autores
MARIA TERESA PENA E SILVA LEITE NACIFE (Autor)
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva (Orientador)
Celia Maria Fernandes Nunes (Co-Orientador)
Scarlet Lorena Souza dos Santos (Co-Autor)
Resumo
A pesquisa é continuidade dos estudos realizados nos últimos anos sobre as relações entre as especificidades que caracterizam a EJA e a formação do educador de jovens e adultos e teve como objetivo analisar em que medida escolas públicas de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto consideram as especificidades da EJA: legado da educação popular, diversidade dos sujeitos e de recursos didáticos, proposta curricular, formação de educadores e políticas públicas de acordo ao público em suas propostas pedagógicas. A pesquisa qualitativa mapeou a oferta de EJA nos municípios por meio de questionário aos gestores, selecionou cinco escolas públicas para aprofundar análise, realizou observações, coleta documental e entrevistas com alunos, professores e coordenadores. Os critérios para escolha das escolas foram: tempo de trabalho com EJA, a produção de material didático próprio e estudos e pesquisas sobre a EJA do município. O mapeamento da EJA nos municípios permitiu entender o fluxo do movimento educacional nas categorias matrícula, evasão e reprovação. Identificamos que é para a EJA que afluem alunos da correção do sistema educacional comum. A investigação aponta que a EJA nos municípios atende ao público juvenil nos anos finais do Fundamental; que há pouca criação de recursos didáticos; que os tempos e espaços curriculares desconsideram que se trata de alunos das camadas populares e, que as propostas curriculares vêm sofrendo pequenas alterações a fim de atender o público da EJA e que a formação do educador da EJA tem sido realizada junto com outras formações o que dificulta tratar das especificidades da atuação. Os resultados da pesquisa foram apresentados aos gestores municipais em reunião no programa UFOP com a Escola de modo a impulsionar políticas públicas locais de formação em parceria com o Departamento de Educação/UFOP.
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