Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA (CAT) DE OURO PRETO, MG
Autores
MARIANA GOMES DE OLIVEIRA (Autor)
Resumo
Justificativa: Os receptivos turísticos são responsáveis pelo contato inicial do visitante no destino/atrativo. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em Ouro Preto (MG), implantado em 2015 em parceria entre UFOP e PMOP pretendo continuar sua metodologia quali-quantitativa de treinamento e monitoramento, melhorando resultados anteriores como número e satisfação dos visitantes atendidos. Bem como maior sensibilização e mobilização do trade turístico ouro- pretano e ampliação das parcerias consolidando-se a prática gratuita (sem comissionamento). Contribuindo assim para a profissionalização do turismo sustentável em Ouro Preto. Objetivo: Continuidade da execução e monitoramento de um laboratório de agenciamento turístico receptivo público por meio de um CAT em parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, e a UFOP, por meio do curso de bacharelado em Turismo, e outras instituições parceiras públicas (OMT, MTUR, SETUR-MG) e privados (ABAV, BRAZTOA, ABRACORP, TREM) voltados ao turismo, para atuação de estudantes da UFOP e melhor atendimento do visitante. Ações Desenvolvidas: Seleção e treinamento de equipe bi-trilingue (bolsistas e voluntários de extensão e estagiários português-espanhol/português-inglês/português-inglês-espanhol/outros); atendimento ao visitante; pesquisa de demanda e oferta turística; auxílio técnico na elaboração produtos turísticos receptivos (guias turísticos, folhetos, mapas, etc.); registro fotográfico; relatórios parcial e final; apresentações a stakeholders (COMTUR, Câmara Municipal, Associações); publicações(pôster, artigo, entrevista, outras). Prática da disciplina “Agenciamento e Elaboração de Roteiros Turísticos” (TUR429), bem como disciplinas afins do curso de bacharelado em Turismo, como: “Marketing I”, “Políticas Públicas de Turismo”, “TGT I”, “Planejamento e Organização do Turismo I”,“Planejamento e Organização do Turismo II”, “Gestão de Transportes Turísticos.
Voltar Visualizar PDF