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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Meio Ambiente

Título
Conscientização socioambiental por meio da gestão de resíduos
Autores
BEATHRIZ MOREIRA DE SOUZA (Autor)
Anliy Natsuyo Nashimoto Sargeant (Orientador)
Resumo
O projeto “Conscientização socioambiental por meio da Gestão de Resíduos” vinculado ao edital PROEX se encontra em execução na cidade de João Monlevade até dezembro de 2017. O projeto tem por objetivo estruturar e desenvolver ações de gestão de resíduos sólidos em três instituições de ensino da cidade. A prática de gestão foi implementada, no Brasil, com a Lei n° 12.305/10 que instituiu metas para o enfrentamento dos principais problemas ambientais do país. A gestão, em si, visa a prevenção e a redução na geração de resíduos sólidos, tendo como proposta central a prática do consumo sustentável juntamente à ideia de reciclagem e de reutilização desses materiais. O projeto visa, então, o estabelecimento dessas práticas nas instituições contempladas pelo mesmo, de modo a levar seus 1500 alunos a aplicarem o conhecimento obtido em seu cotidiano. No que tange às metas do projeto, a mobilização das instituições para o desenvolvimento do mesmo é de suma importância para a sua continuidade, pois auxilia no reconhecimento das suas principais demandas e na construção do conhecimento sobre o tema. Em vista disso, realizou-se, em uma das escolas, uma gincana entre as salas para a introdução do conceito de reciclagem, com o intuito de gerar, ao final do período disponibilizado aos alunos, uma oficina para a produção de um projeto exclusivamente composto de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis. Ademais, ações destinadas à estruturação do espaço acadêmico de modo a viabilizar a coleta seletiva no mesmo estão sendo efetuadas nas três entidades. Foram vivenciados alguns momentos de dificuldades, que giraram em torno da adesão e da falta de respeito por parte de alguns alunos para realização do projeto nas escolas. Sendo assim, mesmo diante de alguns contratempos, como a demora na introdução das lixeiras nessas instituições, houve um considerável progresso das escolas no que diz respeito à introdução do conceito de gestão de resíduos nas atividades acadêmicas junto aos alunos.
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