Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Atualização do projeto pedagógico do curso de Engenharia Elétrica e levantamento do perfil dos egressos.
Autores
IZABELLA MIRANDA MORELLO (Autor)
Sarah Negreiros de Carvalho Leite (Orientador)
Ludimilla Thaís Alves (Co-Orientador)
Resumo
Este projeto teve como objetivo auxiliar na atualização do Projeto Político Pedagógico (PCC) do Curso de Engenharia Elétrica da UFOP e a pesquisa do perfil e da atuação dos egressos. Para atender o primeiro objetivo de atualização do PPC foram realizadas reuniões e levantados os pontos fortes e fracos do curso entre os diversos segmentos: departamentos, colegiado, NDE, visando levantar propostas para a melhoria constante do curso, a redução das taxas de retenção e evasão. Para reestruturar o PPC atual seguiu-se as diretrizes propostas pela PROGRAD. Entre os tópicos revistos e escritos estão: Apresentação; Concepção; Objetivos; Competências e Habilidades; Perfil do Egresso; Administração; Organização Curricular; Metodologias de Ensino-Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem; Acompanhamento e Avaliação dos Processos de Ensino-Aprendizagem. Para completar o segundo objetivo e levantar o perfil dos alunos egressos foi estruturado um questionário de caráter profissional e social. O questionário ficou disponível por 2 meses e recebeu um total de 25 respostas. Foi traçado o perfil dos egressos, suas atuações e desafios no mercado de trabalho, continuidade dos estudos e satisfação com a formação recebida. Os resultados foram avaliados e expostos publicamente no ICEA e estão sendo utilizados para a atualização do PCC. Durante o desenvolvimento do projeto, a bolsista, orientadora e coorientadora participaram de reuniões com o COEE e NDE, elaboraram o questionário para identificar o perfil dos egressos, contatando os mesmos afim de compilar os dados levantados no formulário e expuseram os resultados. Além disso, houve participação na discussão com os docentes de cada subárea do curso para levantamento dos problemas enfrentados, alteração de ementas, divisão dos encargos prático-teórico e revisão da grade curricular.
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