Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
A arte de contar: narrativa, memória e identidade no espaço escolar
Autores
SHEIQUELLANN SHERONN GONCALVES DIAS (Autor)
Gláucia Santos de Oliveira Venâncio (Co-Autor)
Acevesmoreno Flores Piegaz (Orientador)
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Teatro tem como objetivo a inserção dos graduandos bolsistas no espaço escolar para a formação dos mesmos, preferencialmente antes do processo de estágio, contribuindo com professores da rede pública de educação e toda comunidade escolar através da atuação nas aulas de Artes no curricular e, nas atividades extracurriculares na Escola Estadual Dom Velloso e na Escola Municipal Izaura Mendes. Com o intuito de evidenciar narrativas através das linguagens artísticas elaboramos contações de histórias, cortejos e oficinas que pudessem potencializar a formação identitária dos sujeitos envolvidos, agregando novas bagagens culturais à suas experiências, assim como a fruição de Arte e a construção de conhecimento através da linguagem teatral. Com as atividades artísticas desenvolvidas pode-se destacar culturas e tradições invisibilizadas pelas narrativas ocidentais generalistas, gerando reflexões sobre as identidades culturais dos sujeitos que fazem parte das memórias históricas, culturais e sociais da comunidade em que a escola está inserida. Nesse sentido, buscou-se através do trabalho desenvolvido oferecer práticas educativas teatrais que possibilitem uma leitura de mundo mais plural, a fruição, a reflexão e o estimulo a imaginação através das narrativas e memórias das culturas afrobrasileiras e indígenas e suas contribuições para uma formação consciente das relações étnico-raciais e de gênero.
Voltar Visualizar PDF