Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XVIII Seminário de Extensão
Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO
Subárea: Educação
Título |
NEUROCIÊNCIAS: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZADO |
Autores |
MIRSAIL GABRIEL DA SILVA NETO (Autor) Laura Coimbra Teixeira (Co-Autor) Washington Luis Vieira da Silva (Orientador) |
Resumo |
Introdução: O Pré-Vestibular Humanista, desde 2006, visa garantir aos alunos de baixa renda de Ouro Preto e região a oportunidade de concorrer, de forma mais equilibrada, a vagas em universidades do país. Além disso, busca fornecer ferramentas para que os alunos se desenvolvam como cidadãos críticos e participativos. De modo a superar obstáculos encontrados nas ações do projeto, como dificuldade de adquirir/ manter rotina disciplinada de estudos, vê-se necessária a formulação de estratégias que capacitem os estudantes ao autoconhecimento. Isto possibilita o uso de habilidades idiossincráticas para a formulação de metodologia de estudo que culmine numa maior eficiência do aprendizado. Objetivos: Apresentar aos alunos do projeto as bases neurobiológicas do aprendizado, a teoria das inteligências múltiplas, as metodologias de estudos já existentes e validadas. Estimular, mediante tais apresentações, a autognose em relação a estratégia de estudo mais adequada para o aluno. Averiguar, posteriormente, a eficácia da intervenção mediante questionário. Metodologia: Revisão bibliográfica sobre neurociências e educação nas bases de dados PubMed e Scielo. Formulação de oficina, contendo apresentação das bases neurais do aprendizado, das metodologias de aprendizagem existentes e das estratégias de concretizar metas de estudos estabelecidas. Aplicação de questionário eletrônico a fim de obter o feedback da intervenção. Resultados: O questionário foi respondido por 88,75% dos alunos que participaram da oficina. 81,7% destes aprovaram o modo como a mesma foi conduzida. 95,8% dos alunos implementaram uma ou mais estratégias de estudos abordadas no evento. 98,6% dos alunos que utilizaram alguma metodologia de estudo relataram otimização do aprendizado. Conclusão: A apresentação de subsídios educacionais dá chance para a autonomia e participação ativa do aluno sobre seu processo de aprendizado, gerando otimização do estudo, o que possibilita alcançar uma vaga no ensino superior. |