Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
UM NOVO OLHAR PARA PROBLEMAS AMBIENTAS ATRAVÉS DO ENSINO DE FÍSICA
Autores
ESTEFANIA DE SA MOURA (Autor)
Alessandra Marília Araújo Quintal de Andrade (Co-Autor)
Bárbara Ribeiro de Paula (Co-Autor)
Diego Candido Souza (Co-Autor)
Ana Carolina Costa Caldeira (Co-Autor)
João Vitor Reis de Carvalho (Co-Autor)
Cecília Silva Monnerat (Co-Orientador)
Savio Figueira Corrêa (Orientador)
Resumo
O presente projeto tem por objetivo executar a linha de trabalho que relaciona a Física e o meio ambiente através de interdisciplinaridade envolvendo problemas sócios ambientais. O projeto possui duas etapas: Palestras/Depates sobre assuntos relacionados à Física e ao meio ambiente e a elaboração de kits experimentais de Física ambiental. Ambas a serem realizadas em escolas de ensino fundamental e médio. Para elaboração das palestras e debates, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre cada assunto pertinente, dessa maneira, os assuntos foram divididos e adaptados para cada série visitada. Assim, kits experimentais foram preparados com materiais reciclados e apresentados, todos abordando questões ambientais. Até o presente momento, houve diversas visitas ao colégio Keneddy, localizado na cidade de João Monlevade. Uma dessas visitas consistiu na apresentação da palestra explicando os assuntos: Aquecimento global, efeito estufa e geração de energia sustentável. Além desse trabalho, realizamos recentemente uma feiras de ciência contendo 5 kits experimentais: 1. Derretimento das geleiras; 2. Efeito estufa; 3. Energia eólica; 4. Hidrelétricas; 5. Energia fotovoltaica. A feira de ciência recebeu em torno de 20 turmas, envolvendo turmas do ensino fundamental (1o ao 9o ano) e do ensino infantil (1o e 2o período). Este trabalho de extensão tem ainda por objetivo uma terceira etapa: Elaboração de um livro educativo envolvendo os assuntos tratados e a elaboração dos kits utilizados em um “passo a passo”. Os livros serão distribuídos em escolas públicas para que os professores possam utiliza-los em sala de aula. A aplicação dos kits e o desenvolvimento do livro serão realizados pelos bolsistas e voluntários do projeto sob a supervisão e orientação do professor. Espera-se que este trabalho venha a despertar um maior interesse nos alunos sobre os problemas ambientais e da importância da preservação de meio ambiente, devido ao perfil interdisciplinar do projeto.
Voltar Visualizar PDF