Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: II Mostra da Pós-Graduação
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Ensino
Título |
Um estudo das situações-problema envolvendo o conhecimento geométrico de espaço e forma no ENEM no período de 2009 a 2016 |
Autores |
EDNARDO TEIXEIRA LEÃO (Autor) MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA (Orientador) |
Resumo |
Esta pesquisa de mestrado está sendo realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFOP. Estuda as situações-problema envolvendo o conhecimento geométrico de espaço e forma cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio -ENEM, no período de 2009 a 2016. O objetivo é verificar quais habilidades de resolver situações-problema envolvendo conhecimento geométrico de espaço e forma, do Enem, estão em sintonia com a abordagem da geometria na sala de aula. Para a fundamentação foi realizado um levantamento bibliográfico em textos da Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais e Histórico do ENEM, estudo sobre competências e habilidades, e uma análise dos itens de Matemática referentes a conhecimentos geométricos relativos a espaço e forma presentes no ENEM. Revisão da literatura relacionada à avaliação da aprendizagem na sala de aula; avaliação de sistema (larga escala); problema e situação-problema e conhecimento geométrico, pois, de acordo com pesquisadores, a situação-problema é técnica de avaliação apropriada para verificar competências e habilidades. Os professores de Matemática de uma escola pública de ensino médio de Ouro Preto- MG serão os participantes do estudo. A duração da pesquisa de campo será de um semestre em encontros a serem definidos pelo pesquisador e professores. A dissertação deverá gerar um produto educacional – um pequeno livro composto por sugestões de situações-problema que possam ser úteis a professores interessados em oficinas para a aprendizagem de conhecimentos geométricos relativos a espaço e forma, que serão construídas nos encontros realizados com os participantes desta pesquisa. Este produto também conterá as questões do ENEM do período de 2009 a 2016 separadas por habilidades. Espera-se que os resultados desta pesquisa: dissertação e produto educacional também possam ser úteis a futuros pesquisadores interessados no ENEM. |