Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Integração Pedagógica do Ensino Presencial e à Distância sobre o tema Tecnologia de Matérias Primas de Origem Vegetal
Autores
LETICIA CAPTEIN GONCALVES (Autor)
Erick Ornellas Neves (Orientador)
Larissa Evaniele Miranda (Co-Autor)
Érica Granato Faria Neves (Co-Orientador)
Resumo
A disciplina de Matérias-primas Agropecuárias insere diferentes estudantes em uma ampla gama de conhecimentos, os quais podem ser obtidos em algum grau de conteúdo selecionado da internet. Este projeto objetivou ampliar o uso da plataforma Moodle utilizando conteúdo já disponível na internet, como vídeos e textos, e uma maior participação dos alunos da disciplina, com a produção de conteúdos, como glossário e vídeos. Para o acompanhamento dos resultados os estudantes foram questionados sobre a validade dos materiais durante o período de aula. Com relação à adesão às atividades de produção de glossário e vídeos verificou-se uma boa adesão. Para o glossário 46% tiveram uma participação completa na atividade, já 23% atingiram parcialmente as metas. Os vídeos foram elaborados por 70% dos estudantes da disciplina. Todas estas atividades foram computadas como itens de avaliação. Já em relação à ampliação do conteúdo com de vídeos se mostrou de baixa qualidade ou tratado de forma muito específica para a disciplina e demasiadamente longos, sendo alguns vídeos com duração superiores a 10 minutos. Os vídeos longos e com assuntos muito específicos foram apontados por alguns estudantes como tediosos e sem valor para a compreensão do conteúdo. Com relação aos textos complementares o mesmo ponto foi ressaltado. Nos relatórios da plataforma é possível observar que os textos disponibilizados eram baixados por pouco estudantes. Segundo alguns estudantes estes eram compartilhados com os demais via facebook, whatsapp ou e-mail. Há um grande volume de material disponível, sobretudo no site da Embrapa, mas que é muito específico para o tempo disponibilizado para a disciplina. Foram trabalhados ainda o feed RSS, o banco de questões, a comunicação de notas, faltas e avisos. Por fim podemos verificar que o trabalho propiciou um maior entendimento das possibilidades da plataforma por todos, permitindo também o aprimoramento de outras disciplinas do curso.
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