Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
REATIVAÇÃO DO LABORATÓRIO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO
Autores
GABRIEL LUIZ DE CARVALHO (Autor)
MARCELA SANTOS OLIVEIRA (Co-Autor)
LUIS HENRIQUE FLORES NILSEN (Co-Autor)
ANA LUIZA SCHETTINO (Co-Autor)
TULIO MARCOS FERREIRA GOES (Co-Autor)
LEANDRO MARCIO MOREIRA (Co-Orientador)
FABIO AUGUSTO RODRIGUES E SILVA (Orientador)
Resumo
O subprojeto PIBID UFOP Interdisciplinar de Ciências iniciou suas atividades na Escola Estadual Marília de Dirceu com o grande projeto de reativação do laboratório escolar, desativado há cerca de 15 anos. O laboratório foi reativado em maio de 2017 e nele são desenvolvidas atividades práticas para ensinar ciências com turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Um laboratório é um espaço necessário, porém escasso em escolas públicas. Com a reforma houve a necessidade de avaliar, para reutilizar ou descartar, materiais e reagentes que ali já existiam e desenvolver com os alunos práticas de segurança no laboratório. Destacamos que o processo de planejar e desenvolver aulas práticas com experimentos didáticos nos propiciou vivenciar experiências importantes para o nosso futuro enquanto docentes, como ao escolher as atividades adequadas para o trabalho e conteúdos que serão abordados; favorecer espaços para que os alunos apresentem as suas hipóteses e explicações acerca dos fenômenos estudados como, por exemplo, prática de extração de DNA com banana, aula de sistema digestório com objetos reutilizados e com indicador de pH feito com repolho roxo. Dessa forma destaca–se a aprendizagem, amadurecimento e transformação do olhar de licenciandos que se desenvolvem como mediadores dos processos de educação científica. Essa ação também beneficia aos alunos da escola parceira que, com as práticas, tem acesso a atividades diferenciadas, desenvolvem a linguagem científica, a postura e o adequado manuseio com vidrarias destacando que, com 5 meses de uso semanal não houve nenhum acidente no laboratório. O PIBID é um programa que promove a aproximação teórica com o campo empírico, além de nos mostrar um novo olhar sobre a profissão docente e as dificuldades de construir uma aula interessante e diferenciada.
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