Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
3 minutos de ciência
Autores
Ludmilla Sousa Lopes (Autor)
Flavio Eustaquio Brasileiro dos Santos (Co-Autor)
Mayura Rubinger (Orientador)
Rita de Cássia Balbino Simão (Co-Autor)
Annassílvia Viana da Silva (Co-Autor)
Resumo
Este trabalho descreve uma experiência didática envolvendo estudantes do último ano do ensino fundamental de uma escola pública em Viçosa-MG. Durante o primeiro semestre de 2017, os bolsistas do PIBID-Química tiveram a experiência de trabalhar aulas práticas uma vez por semana com alunos de três turmas de 9º ano na escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torras. Os temas dos experimentos foram: Densidade, mistura e substância, métodos de separação de misturas, modelos atômicos, tabela periódica, ligações químicas e funções inorgânicas. No início do segundo semestre, como uma forma de revisar todo o conteúdo abordado, os bolsistas deram início ao projeto dos “3 Minutos de ciência”. Cada turma foi dividida em grupos de 4 a 6 alunos e cada grupo escolheu um assunto estudado como tema para um vídeo de no máximo 3 minutos que deveriam produzir. Foi permitida uma variedade de formatos, incluindo a demonstração de experimentos, música, teatro, poema, etc. Assim a atividade não se restringiu a revisar conteúdos de química, mas incluiu o lúdico, a criatividade, a arte e o trabalho em equipe. Os alunos tiveram 2 semanas para gravar os vídeos. No dia da apresentação para a turma, foi escolhida a ordem que os conteúdos tinham sido ensinados em sala de aula. Após cada apresentação o conteúdo estudado era discutido com a turma. Terminado o evento, foi solicitado que os estudantes votassem para avaliar os vídeos segundo 3 categorias: o melhor vídeo, a melhor edição e o vídeo mais criativo. Na semana seguinte, os vencedores foram premiados com chocolates, como forma de incentivo. Através de um questionário as turmas avaliaram o projeto, que foi considerado positivo. Analisando com o olhar de professor, o trabalho foi satisfatório, pois, através dos vídeos e das discussões que suscitaram em sala de aula, foi possível perceber quais eram as maiores dificuldades das turmas em determinados conteúdos e o que poderia ser corrigido ou aprofundado com os alunos na aula de revisão.
Voltar Visualizar PDF