Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Comunicação e Arte

Título
A literatura nas aulas de língua inglesa
Autores
LUAN GUTIERREZ DOS REIS MICHETTI (Autor)
Bárbara Souza Lima Sales e Silva (Co-Autor)
Giovana da Silva Santos (Co-Autor)
Resumo
Este trabalho tem como finalidade o estabelecimento de técnicas de ensino de língua inglesa para alunos do ensino médio, em nível intermediário de fluência, tendo como ferramenta didática textos literários de gêneros diversos pertencentes a culturas de expressão inglesa. As atividades a serem desenvolvidas se basearão em pesquisas contemporâneas na área de ensino de inglês como língua estrangeira e elaboração de propostas didáticas com o uso de textos literários. Destaca-se que por termos realizado o levantamento bibliográfico e tendo este sido apresentado em nossas reuniões semanais, estamos agora definindo e projetando as propostas didáticas ideais, levando em consideração as especificidades de cada modelo pedagógico, partindo de obras de relevância contemporânea. Este trabalho se justifica pela necessidade de promover uma melhora no nível do ensino de línguas estrangeiras, neste caso especificamente da língua inglesa, proporcionando ao professor novas diretrizes para que o processo de aprendizagem inclua questões culturais e não apenas gramaticais ou estruturais. O uso de tais enunciados, como recursos morfológicos, sintáticos e pragmáticos, de acordo com os dados levantados, favorecem a sensibilização do aluno às nuances do uso da linguagem e à historicidade inerente ao uso da língua, em seus múltiplos valores e sentidos, que se mostram explicitados de forma mais definida e abrangente na subjetividade da expressão literária; permitindo uma progressão interdisciplinar na área de letras e a imersão dos alunos nas visões de mundo dos povos anglófonos. Intenta-se aumentar o diálogo entre a UFOP e a comunidade com a participação ativa de professores da rede pública de ensino para a elaboração das atividades.
Voltar Visualizar PDF