Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência
Área: MOSTRA PIBID
Subárea: PIBID
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
O FREVO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autores |
Alan Jaques Martins (Autor) Emerson Cruz de Oliveira (Orientador) |
Resumo |
Um dos pontos positivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é a troca de conhecimentos que ocorre entre a professora supervisora e os bolsistas. O ganho para os alunos da escola também é perceptível, pois além de fugirem de aulas repetitivas e muitas vezes cansativas, eles têm contato com conteúdos que muitas vezes, ainda não foram trabalhados no ambiente escolar. No Brasil há uma diversidade de culturas, cores e danças, muitas vezes desconhecidas pelos próprios brasileiros. Apresentar elementos dessa cultura para indivíduos ainda jovens colabora com a ampliação das possibilidades de apropriação cultural. Em uma escola parceira do PIBID os bolsistas do subprojeto de Educação Física, aproveitaram a época do carnaval e levaram um pouco da cultura do nordeste do Brasil para os alunos. A dança escolhida foi o Frevo. Foram mostrados alguns vídeos de coreografias do frevo, crianças dançando, assim como os passos característicos do frevo. Os alunos se dedicaram a aprender e a executar esses passos. Esse interesse chamou a atenção dos bolsistas, confirmando que a iniciativa foi acertada porque no caso particular desta escola, muitas das músicas e danças que os alunos têm acesso são em sua maioria pertencentes de um único ritmo musical, o funk. Na primeira intervenção, muitos alunos relacionaram alguns passos do frevo com alguns do funk. Depois da apresentação da dança, os ensaios foram muito produtivos. Nas aulas finais foram utilizando confetes, máscaras e inseridos os minis guarda chuvas. “Dançar como as pessoas do nordeste”, “Dançar com um mini guarda chuva é muito legal”, entre outras, foram frases ditas por alguns alunos. Aulas diversificadas são gratificantes para todos os envolvidos, pois as aulas de Educação Física não se resumem aos esportes ou jogos e certamente essas outras atividades geram sentimentos em todos os envolvidos que dificilmente vão sair das lembranças. |