Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Laboratório de Museografia, metodologia e prática: a monitoria como instrumento de auxílio no desenvolvimento do discente
Autores
CHIRLE APARECIDA GOMES (Autor)
Vitor Tiago de Souza (Co-Autor)
Profa. Dra. Priscila Arigoni Coelho (Orientador)
Resumo
A proposta da disciplina de Museografia I do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto visa proporcionar ao aluno um conhecimento acerca do planejamento e desenvolvimento das etapas do processo de elaboração de um anteprojeto expositivo com base na resolução de questões práticas e estratégias de atuação, construção de um espaço de exposição como discurso social. A monitoria possibilitou o desenvolvimento da pesquisa e aplicou a metodologia da disciplina no auxilio e estimulo do discente contribuindo para o aprimoramento profissional na área do conhecimento. Neste contexto, a monitoria da disciplina de Museografia I tem como objetivo contribuir com aperfeiçoamento e/ou aprimoramento do discente, dando continuidade ao trabalho de orientação individual feito pela professora. Sendo assim, o trabalho de monitoria realizado no Laboratório de Museografia procurou contribuir para melhora no aprendizado discente e aumento da relação interpessoal com os demais alunos estabelecendo uma maior integração. Aos monitores abarcou o auxilio nas pesquisas de campo práticas e bibliográficas, acompanhando a elaboração das maquetes e 3D, participando das atividades estabelecidas no cronograma da disciplina, tais como a elaboração do anteprojeto seguindo a estrutura definida pela professora orientadora em consonância com as bases teóricas estudadas. As atividades desenvolvidas na monitoria da disciplina Museografia I, executadas no Laboratório de Museografia tanto no contexto teórico e prático parte da premissa inicial de deixar os alunos livres na escolha de sua temática. Na concepção do projeto contribui-se na elaboração de um anteprojeto desde a introdução, desenvolvimento técnica e na construção da maquete, auxiliaram-se na criação de suportes, interfaces entre os elementos da composição, estudo de volumetria, densidade expositiva e circulação. Como resultados e metas obtidos no decorrer das ações da monitoria, cumpriu-se de forma eficaz o cronograma proposto.
Voltar Visualizar PDF