Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência
Área: MOSTRA PIBID
Subárea: PIBID
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
O patrimônio histórico de Ouro Preto sob o olhar da Matemática |
Autores |
JOYCE CHRISTINA PEDRO (Autor) LAVÍNIA MARTINS CUNHA (Co-Autor) NATÁLIA APARECIDA DE SOUSA MAIA (Co-Autor) SUZANA REGINA DA SILVA (Co-Autor) SEBASTIAO MARTINS XAVIER (Orientador) |
Resumo |
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN’s) orientam para o desenvolvimento de um currículo que contemple a interdisciplinaridade como algo que vá além da justaposição de disciplinas e ao mesmo tempo, evite a diluição das mesmas de modo a se perder em generalidades. Com base nisso, desenvolvemos um projeto interdisciplinar, aliando Matemática e História, no qual os alunos da “Escola Estadual Dom Pedro II” exploraram a história de Ouro Preto bem como suas construções, com o objetivo de trabalhar a matemática, valorizando a cultura e história ouro-pretana, desenvolvendo assim uma perspectiva mais crítica do ambiente que nos cercam. Esse trabalho foi realizado no centro histórico da cidade, onde os alunos saíram pelas ruas a fim de reconhecerem várias aplicações matemáticas presentes no patrimônio histórico da cidade, analisando a presença nos traços e nas plantas das casas, igrejas e museus, focando nos aspectos geométricos como: pontos, retas, planos; posições relativas entre ângulos; quadriláteros; polígonos; perímetros, áreas de regiões planas e simetrias. Esse projeto se orienta pelo desejo de criar um ambiente de aprendizagem no qual a matemática ganhe destaque de um contexto histórico artístico e cultural. O presente trabalho, além de ter mostrado-se eficaz para evidenciarmos que a matemática está em tudo e que seu ensino pode ser interligado com outras disciplinas, como neste caso com a história, proporcionou aos alunos conhecer um pouco mais sobre a história e a importância arquitetônica da cidade, no qual foi realçada e abordada, principalmente, a riqueza geométrica existente, . |