Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: X Mostra Pró-Ativa
Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA
Subárea: Pró-Ativa
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
Atlas de neuroimagem: construção de um roteiro dirigido para a prática pedagógica em neuroanatomia e neurorradiologia |
Autores |
JOAO LUCAS DE CARVALHO GOMES (Autor) Leonardo Santos Bordoni (Orientador) Henrique Pereira Faria (Co-Orientador) Renan Ibrahim Neiva (Co-Autor) Melissa Maia Bittencourt (Co-Autor) Bruno Jhonatan Costa Lima (Co-Autor) |
Resumo |
Escolas de medicina de todo o mundo tem adotado metodologias de ensino que visam possibilitar aos discentes uma autonomia no processo de aprendizagem e essa é uma das propostas que constam no projeto pedagógico do curso de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. No entanto, para que os discentes possam exercer essa autonomia é necessária a criação de instrumentos de ensino que a possibilitem. Assim, o objetivo desse trabalho foi, através de imagens do sistema nervoso central associadas a casos clínicos, criar um atlas de neuroanatomia e neurorradiologia no formato de estudo dirigido, facilitando a fixação do conteúdo ministrado durante as aulas teóricas e permitindo um processo autônomo de aprendizado. As imagens cadavéricas e exames de tomografia computadorizada utilizados são parte do acervo pessoal dos professores orientadores que, após seleção, foram legendadas e integradas ao projeto. Para embasamente teórico na elaboração dos casos clínicos foi realizada revisão de literatura. Com a finalização do atlas obtivemos um total de 37 imagens legendadas do sistema nervosos central, sendo 16 imagens cadavéricas e 21 imagens de tomografia computadorizada de crânio e coluna cervical obtidas após análise e reconstituição em três dimensões. Também há atividades de fixação em forma de casos clínicos, facilitando a aprendizagem do contéudo. A disponibilização desse material para a comunidade acadêmica da Escola de Medicina ocorreu via moodle e sirvará como instrumento de apoio para o estudo das disciplinas Anatomia médica I e Radiologia e métodos de imagem. O projeto também trouxe ganhos para os acadêmicos envolvidos pois possibilitou um maior aprofundamento nos temas versados no atlas, além da aquisição de experiência na elaboração e edição de materiais para apoio didático, sendo este um passo de iniciação à docência. |