Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Estudos de casos para o trabalho com questões bioéticas relacionadas à atividade de mineração
Autores
EVELLY KETLY SARTORI DE SOUZA (Autor)
Fábio Augusto Rodrigues e Silva (Orientador)
Camila de Paula Dias (Co-Autor)
Resumo
A mineração acarreta impactos diretos e indiretos à população e ao ambiente e o cenário atual nos traz exemplos destes impactos como o desastre socioambiental causado pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão em 2015 em Mariana – MG. Esse desastre levou a perda incalculável de fauna e flora, deixou diversas pessoas desabrigadas, sem água potável e causou a morte de 19 pessoas. Este projeto buscou criar estratégias para trazer as questões morais e éticas relacionadas ao desastre da Samarco para as aulas da disciplina “Fundamentos em Bioética ". Essa disciplina se constitui como uma das matérias essenciais para a formação social e filosófica dos alunos do curso de Ciências Biológicas favorecendo um ambiente de debate e reflexão acerca de situações controversas e reais. Nesse contexto, esse projeto tem como objetivo produzir estudos de caso relacionados ao rompimento da barragem de Fundão a partir das principais reportagens veiculadas nas grandes mídias desde o desastre. Para tanto, foi desenvolvido o site “Caminho da Lama” em que as matérias jornalísticas selecionadas a partir dos mais variados meios de comunicação estão disponíveis de forma cronológica. O conteúdo desse site fundamentou a escolha das reportagens utilizadas para a elaboração dos estudos de caso referente ao desastre ambiental e serve como ferramenta educacional para os alunos durante o processo de produção dos próprios estudos de caso durante aulas da disciplina. A confecção dos estudos de caso proporciona aos alunos a possibilidade de discutir a realidade socioambiental da região e, com isso, levantarem questionamentos e observações embasados nos seus conhecimentos e nos que são disponibilizados nas reportagens. Conclui-se que a elaboração e utilização dos estudos de caso a partir desse acervo digital com diversas reportagens contribuiu para a formação dos licenciados e bacharéis do curso de Ciências Biológicas. Agradecimento à Pró-reitora de Graduação (PROGRAD) pelo apoio financeiro.
Voltar Visualizar PDF