Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
APOSTILA TEÓRICA E PRÁTICA PARA AS DISCIPLINAS DA PALEONTOLOGIA: UMA FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO APRENDIZADO E APROFUNDAMENTO DOS CONHECIMENTOS
Autores
MARIANA LETICIA CAIXETA (Autor)
Resumo
O Projeto Pró-Ativa intitulado "APOSTILA TEÓRICA E PRÁTICA PARA AS DISCIPLINAS DA PALEONTOLOGIA: UMA FERRAMENTA PARA A MELHORIA DO APRENDIZADO E APROFUNDAMENTO DOS CONHECIMENTOS " teve como objetivo principal a elaboração de uma apostila visando uma melhor estruturação do estudo da disciplina Paleontologia I, ofertada pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto. A apostila foi organizada em sete unidades que contemplam o conteúdo programático da disciplina: I - Conceitos iniciais sobre fósseis; II - Tafonomia; III - Tempo Geológico; IV - Registro fóssil do Pré-Cambriano; V - O Ediacariano e a diversificação da vida animal; VI - Paleontologia dos Invertebrados; VII - Extinções em massa do Fanerozoico; e VIII - Registro fóssil das bacias sedimentares brasileiras. Para sua elaboração, foi priorizada a inclusão de ferramentas como textos complementares, estudos dirigidos e aulas práticas, separados de acordo com cada tema abordado durante o curso, visando a elaboração de um material bastante didático e que auxilie o entendimento dos alunos quanto ao conteúdo da disciplina. Seu desenvolvimento envolveu pesquisa sobre diversos temas relacionados à disciplina, elaboração de textos sintetizando os temas pesquisados e figuras didáticas - fundamentais para o entendimento da disciplina. A elaboração de roteiros para as atividades práticas e estudos dirigidos foi pautada na experiência prévia das aulas da disciplina e visou a elaboração de exercícios que auxiliassem a compreensão de aspectos sobre os quais os alunos demonstram maior dificuldade. A apostila foi elaborada com o propósito de ser um material complementar, sem substituir a leitura e consulta de livros, incentivadas pela indicação de “sugestões de leitura” em cada unidade. Espera-se que com sua utilização como objeto de ensino, a disciplina se tornará mais dinâmica, com uma preparação prévia dos alunos para as aulas, permitindo melhores aproveitamento da disciplina e desempenho dos alunos.
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