Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
NEUROCIÊNCIAS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: NOVAS DESCOBERTAS, NOVAS ATITUDES.
Autores
ALESSANDRA DE OLIVEIRA PARANHOS (Autor)
Luciana Hoffert Castro Cruz (Orientador)
Resumo
Introdução: As Neurociências, subdivisão da biologia que estuda o sistema nervoso e suas funções, constitui uma ciência interdisciplinar ligada ao cérebro e a forma como ele recebe, decodifica e armazena informações. Estudos neurocientíficos têm envolvido a comunidade escolar, mas dificuldades na comunicação entre as áreas do conhecimento e falhas na divulgação científica, geram um crescente número de concepções equivocadas; os neuromitos, que são informações sem fundamentação teórica. Objetivo: O presente trabalho pretende desmistificar alguns dos neuromitos comumente acreditados por docentes em suas práticas pedagógicas. São objetivos específicos: identificar, nos meios eletrônicos de divulgação científica, neuromitos relacionados a aprendizagem; desmitificar os neuromitos com textos científicos e referenciais teóricos adequados e produzir material paradidático na forma de audiobook, para auxiliar professores em sua prática docente. Metodologia: após revisão criteriosa da literatura científica e levantamento bibliográfico, será elaborado um audiobook informativo vinculado a um blog, com esclarecimentos sobre as Neurociências e Educação. Resultados preliminares: Em levantamento inicial, salienta-se que os neuromitos mais frequentes são: 1- O cérebro pode ser hemisfericamente dividido como direito ou esquerdo, sendo um deles mais ativo; 2- Existem diversos estilos de aprendizagem que influenciam em como as pessoas aprendem; 3- A ginástica cerebral turbina o cérebro. Essas argumentações, sem embasamento científico, desencadeiam prejuízos no contexto metodológico educacional. Conclusão: Desta forma, compreender o funcionamento cerebral, seu potencial e as melhores estratégias para favorecer seu pleno desenvolvimento deve intervir positivamente no processo de ensino e aprendizagem.
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