Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Avaliação das Redes Sociais como ferramenta complementar de aprendizado na graduação em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade
Autores
BARBARA RODRIGUES TONELI (Autor)
Leonardo Cançado Monteiro Savassi (Orientador)
Resumo
O aumento do uso de redes sociais é um fenômeno comum e atual, que gera impacto no desenvolvimento de diferentes formas de interação e socialização dos alunos. Além disso, cada vez mais, é exigido do estudante, e futuro profissional, qualificação e aptidão para atuar em sistemas de saúde complexos, dialogando com o surgimento de novas ferramentas e comportamentos que podem favorecer o processo aprendizagem humano e a formação profissional, como essa interação nas redes sociais. Nesse contexto, foi adotada pela disciplina Medicina de Família e Comunidade (MFC), do curso de Medicina da UFOP, uma estratégia pedagógica que consiste em uma atividade extra, voluntária e não pontuada, que visa contextualizar o aprendizado dos acadêmicos a partir de dúvidas, surgida na prática clínica, fortalecendo o uso da medicina baseada em evidências na tomada de decisões. É utilizada uma página fechada e secreta da rede social Facebook, acessível apenas aos membros, respeitando o sigilo e protegendo o aluno, que compartilha e troca informações sobre os casos vivenciados na prática clínica da disciplina. É um processo de aprendizado conjunto e contextualizado, favorecido pela maior interação dos alunos tanto ao postar suas dúvidas e a resposta para elas, quanto ao ler as dúvidas de colegas e as observações mediadas pelos docentes da disciplina. O presente projeto objetiva avaliar essa ferramenta por meio da aplicação de questionários aos alunos, para analisar o uso das redes sociais como elemento potencializador de aprendizagem, a percepção do aprendizado pelos discentes, os padrões de acesso a informação a partir da estratégia adotada, e o impacto dessa nova forma de interação na carga de estudo deles. Além disso, busca-se aprimorar o uso das Redes Sociais enquanto ferramenta complementar ao processo de educação. O questionário foi elaborado e passa por processo de validação por meio da realização de grupos focais com os estudantes, para preenchimento e discussão.
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