Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
Valorização do Lixo Que não é Lixo – Conscientização e Agregação de Valor a Materiais Recicláveis.
Autores
GRAZIELLE DUELLI SILVA (Autor)
Paloma Cristina dos Santos (Co-Autor)
Gizélia Aparecida da Silva (Co-Autor)
Patrícia de Oliveira Bruziquesi (Co-Autor)
Juliard Figueiredo (Co-Autor)
Mayra Marques de Souza (Co-Autor)
Elaine Dias (Co-Autor)
Tamires Cristina Chagas (Co-Autor)
Ana Paula Velho (Co-Autor)
Gabrielle Araújo Santos (Co-Autor)
Eleonice Moreira Santos (Orientador)
Resumo
Diante dos problemas ambientais, é imprescindível que a população tome consciência da importância do reuso e reciclagem de materiais. O projeto Valorização do Lixo que não é Lixo – Conscientização e agregação de valor a materiais recicláveis, vinculado ao Programa 100h para Senhoras do Núcleo da Cátedra da UNESCO, tem como objetivo, auxiliar nesse processo, ministrar cursos sobre confecção de produtos artesanais utilizando materiais recicláveis e ainda o reaproveitamento de alimentos comumente descartados. O curso é ministrado semanalmente, pelos alunos de graduação da UFOP vinculados ao projeto, por meio de aulas expositivas e oficinas com duração de duas horas cada encontro, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e no Centro de Atenção Psicossocial – CAPs – Unidade Padre Faria. O público alvo são mães e familiares de alunos pela APAE e pacientes do CAPs. São confeccionados diversos produtos a partir de garrafas pet, caixas de leite, entre outros materiais, e ainda são elaboradas receitas simples de baixo custo e fácil reprodução. No decorrer do curso os participantes reconhecem como os materiais descartados podem ser utilizados na confecção de produtos de artesanato e como reaproveitar partes de alimentos comumente descartados. O projeto é uma ferramenta importante de integração na comunidade e no cuidado com o meio ambiente, além disso, contribui na melhoria da autoestima das pessoas, fomenta a criatividade, e ainda, a possibilidade à geração de renda por meio dos produtos criados.
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