Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Artes Cênicas
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
TEATRO E MÚSICA EM DIÁLOGO: UMA LEI TURA DE “ONDE ESTÁ A BARONESA?” A PARTIR DA TEATRALIDADE E MUSICALIDADE |
Autores |
GRAZIELE FARIA GOMES (Autor) Davi de Oliveira Pinto (Orientador) |
Resumo |
A pesquisa sobre a leitura da cena teatral é uma tarefa muito desafiadora, dada a complexidade da linguagem teatral, composta por inúmeros elmentos concretos e abstratos. O objetivo inicial da pesquisa era fazer a leitura da miniópera ONDE ESTÁ A BARONESA? Como operadores conceituais dessa leitura foram escolhidos os conceitos de teatralidade e musicalidade. Tendo em vista contingências da pesquisa, modificou-se o objeto de pesquisa para a leitura dramática da peça teatral A ASCENSORISTA, o que gerou outro tipo de dificuldade para a leitura, tendo em vista que a leitura dramática se caracteriza por usar poucos elementos da cena teatral em sua realização. Lançando mão de ver presencialmente a leitura dramática em duas ocasiões, um registro em vídeo de uma outra apresentação e o texto dramátic o, descreveu-se a apresentação teatral para, a partir da revisão de literatura feita sobre teatralidade e musicalidade, efetuar a leitura da apresentação teatral, leitura entendida como a combinação da descrição, análise, interpretação e discussão do produto estético que possibilitou a fruição e posterior reflexão. Concluiu-se que a teatralidade pode estar presente na interpretação de uma canção tanto quanto a musicalidade pode estar presente na interpretação de uma fala. A pesquisa aguçou a vontade de conhecer mais as possibilidades de diálogo entre o teatro e a música, seja na criação de trabalhos artísticos, seja no ensino dessas duas artes. |