Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Desenvolvimento de Roteiros de Práticas Laboratoriais Para a Disciplina Sistemas de Controle I (CEA570)
Autores
ARTHUR SILVESTRE RIBEIRO (Autor)
Márcio Feliciano Braga (Orientador)
Anny Verly (Co-Orientador)
Resumo
Devido à grande aplicabilidade dos sistemas de controle automático, a disciplina de Sistemas de Controle I (CEA570) pode ser vista com um dos pré-requisitos essenciais para a formação de um bom engenheiro eletricista. Para que o graduando em Engenharia Elétrica tenha uma formação profissional de qualidade, é de suma importância que o mesmo possa vivenciar na prática os conteúdos estudados em sala de aula. A educação em engenharia exige que os discentes sejam expostos a desafios de ordem prática. Embora as simulações cumpram um papel importante em estabelecer e consolidar novos conhecimentos, sabe-se que a aplicação de novos conceitos em atividades práticas permite sedimentar e ampliar o interesse dos alunos nas disciplinas ministradas. Logo, torna-se necessário aumentar e estimular o ensino de aulas práticas na disciplina de Sistemas de Controle I (CEA570), com o intuito de fomentar maior interesse dos alunos na área de controle automático. E, consequentemente, estimulá-los a desenvolver o hábito da pesquisa, envolvendo análise do problema proposto e busca de novas soluções. Portanto, este projeto visa desenvolver uma apostila que reúna roteiros práticos (aproximadamente 8 aulas estritamente práticas), a serem desenvolvidos, que utilizem os materiais e equipamentos disponíveis no Laboratório de Controle e Automação do Departamento de Engenharia Elétrica (DEELT) no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), e seja uma ferramenta norteadora tanto para o discente quanto para os docentes da disciplina de Sistemas de Controle I (CEA570). Destaca-se que o objetivo das aulas práticas não é de simplesmente ser uma complementação da teoria, mas sim de instigar nos discentes o desejo de aprender e, principalmente, de pesquisar, buscando soluções para problemas práticos, faceta fundamental da boa formação de um engenheiro.
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