Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
A Relação Entre Frequência de Monitoria e Aprovação da Disciplina EFD132 - Fisiologia do Exercício
Autores
LUCAS SOARES MARCUCCI BARBOSA (Autor)
LENICE KAPPES BECKER OLIVEIRA (Orientador)
Caroline Hosken Caldeira (Co-Autor)
Resumo
A Disciplina de Fisiologia do Exercício I possui uma carga horária comprimida em relação ao vasto conteúdo que a disciplina deve abordar.O hábito de estudar, a metodologia da disciplina e a dificuldade do conteúdo são variáveis que influenciam no processo de aprendizado dos alunos, além disso, as dúvidas que surgem durante as aulas ou no estudo individual podem não ser devidamente esclarecidas. Assim a monitoria é uma ferramenta importante na aquisição e fixação do conhecimento, tanto para o aluno, quanto para o monitor. Dessa forma, se faz necessário o projeto de monitoria, para que auxilie os alunos a manter os estudos em dia e através do monitor é possível a complementação do processo de ensino-aprendizagem. A partir da análise da frequência da monitoria de Fisiologia do Exercício I e notas atribuídas nas avaliações da disciplina pode-se inferir essa evolução ou manutenção do desempenho dos alunos ao projeto de monitoria juntamente com a método de ensino em sala de aula. A monitoria aconteceu em horários variados durante a semana, de acordo com a disponibilidade dos monitores, sendo 16 horas semanais distribuídas durante os cinco dias ou eventualmente em outros horários devido à proximidade das avaliações. Os monitores cumpriram 2 horas de estudo da disciplina, e 1 hora para encontro com o professor responsável.
Voltar Visualizar PDF