Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: II Mostra da Pós-Graduação
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Educação
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
DEMANDA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. PNE E PME: O DESAFIO DA RELAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARIANA - MG |
Autores |
ANA MARIA MENDES SAMPAIO (Autor) José Rubens Lima Jardilino (Orientador) Marcelo Donizete da Silva (Co-Orientador) |
Resumo |
Este trabalho tem por finalidade apresentar os resultados parciais de pesquisa, desenvolvida no Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A pesquisa foi guiada pelo objetivo geral de analisar as demandas de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) dos professores da rede pública municipal de Mariana – MG e a sua relação com o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei 13.005/2014. Assim, buscou-se indicar os principais elementos constitutivos do PNE, tendo como foco analítico o desenvolvimento profissional docente da esfera municipal; caracterizar e descrever as demandas de desenvolvimento profissional vivenciadas pelos professores da educação do município de Mariana – MG e discutir a relação existente (ou não) entre as demandas de desenvolvimento profissional dos professores municipais, o Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação de Mariana – MG. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que fez uso de análise bibliográfica e documental, além de realizar, para a coleta de dados, a técnica de grupo focal que contou com a colaboração de 27 professores da educação infantil e do ensino fundamental I da rede municipal de ensino de Marina – MG. Dentre os resultados alcançados, a pesquisa aponta as lacunas deixadas para o cumprimento das metas e a falta de articulação entre os entes federados, responsáveis pela implementação do plano. Verificou-se, também, o posicionamento dos professores em torno de dimensões objetivas da profissão, como déficit na formação inicial, dificuldades de acesso à formação continuada, insatisfatórias condições de trabalho, bem como a ausência de uma participação mais efetiva na elaboração e acompanhamento das políticas de DPD, o que vem a requerer da comunidade acadêmica e profissional de professores o aprofundamento de estudos e a compreensão sobre essas políticas, sobretudo, quanto aos pressupostos e concepções que as sustentam. |