Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: X Mostra Pró-Ativa
Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA
Subárea: Pró-Ativa
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
Produção de vídeos didáticos para Disciplina de Natação |
Autores |
ALANA PATRICIA DE FREITAS CAMELO (Autor) Alexandre Lucas da Silva Pereira (Co-Autor) Matheus Henrique de Abreu Loreto (Co-Autor) Elcio Rodrigues das Dores (Co-Autor) Francisco Zacaron Werneck (Co-Autor) Everton Rocha Soares (Co-Autor) Emerson Filipino Coelho (Co-Orientador) Renato Melo Ferreira (Orientador) |
Resumo |
Estudos mostram que quando transmitimos mensagens por um recurso audiovisual, os ouvintes recordarão em média 60% do que foi comunicado, enquanto nas transmissões verbais lembrarão de apenas 10%. Percebemos então a importância dos materiais audiovisuais como complemento no processo de ensino-aprendizado. O objetivo deste projeto foi o desenvolvimento de uma ferramenta de baixo custo para realização de filmagens em diferentes ângulos e criação de ferramentas de estudo que se adequem a realidade das gerações atuais, disponibilizando conteúdo online (sistema Moodle) em vídeo de modo que as aulas teóricas e, posteriormente, práticas fiquem mais ricas e próximas da realidade dos alunos, divulgando conhecimento no formato audiovisual sobre o desenvolvimento didático pedagógico dos conteúdos abordados na disciplina de natação pelo Professor e pelo LABESPEE. Todas as filmagens já foram conduzidas, totalizando 9 horas de filmagens (com a utilização de 4 diferentes câmeras). A meta é a produção de 5 videos, de aproximadamente 4 minutos cada. Um dos videos já foi finalizado, relacionado à adaptação ao meio líquido, enquanto os demais videos (dos 4 nados) estão em processo de edição, a fim de disponibilizar o conteúdo para os discentes do curso de Educação Física da UFOP em 2018/1. Esse material, desenvolvido com o apoio de uma empresa privada, além do Centro de Treinamento da UFMG visa facilitar o entendimento do conteúdo e possibilitar que os alunos possam rever o conteúdo a qualquer momento. O resultado esperado para o projeto é formular novos materiais para a disciplina, complementando-a com ferramentas em foto e vídeo, e um conteúdo que prepare / informe aos novos alunos da disciplina o que, os mesmos, irão experimentar ao longo do curso. Como o projeto ainda não foi concluído, esta ferramenta ainda não foi disponibilizada na Plataforma Moodle, contudo uma conclusão parcial do mesmo é a utilização destes materiais em diversos momentos e por diferentes alunos. |