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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
PAIS PROFESSORES HOMENS: práticas educativas e escolarização dos filhos
Autores
ROSILANE KATIA DE OLIVEIRA (Autor)
Marlice de Oliveira e Nogueira (Co-Autor)
Resumo
No Brasil, os estudos que dedicaram a investigar as práticas educativas de pais professores ainda são bastante raros. Por meio de um minucioso levantamento bibliográfico sobre estudos da sociologia da educação e, em particular, na interface da relação família e escola, constatou-se que são poucos os estudos que investigaram os pais professores tanto nacionalmente quanto internacionalmente, além da ausência de pesquisas que focalizassem os progenitores homens. Nesse contexto, a proposta da pesquisa é investigar os efeitos de um “ser professor” na vida familiar do docente do sexo masculino atuante na educação básica, com foco nas práticas educativas familiares desenvolvidas na vida escolar da prole. A pesquisa está sendo desenvolvida em cinco cidades do estado de Minas Gerais: Mariana, Ouro Preto, Acaica, Diogo de Vasconcelos e Itabirito. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e compreendeu duas etapas. Na primeira fase realizamos um levantamento na base de dados da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto por meio do qual identificamos os professores homens em atuação na Educação Básica pública nas cidades investigadas como também aqueles que possuem filhos em idade de escolarização. Na segunda fase, em andamento, realizamos entrevistas semiestruturadas com dez pais professores homens que trabalham nos três níveis da educação básica e utilizaremos como método a análise de conteúdo para o tratamento dos dados obtidos. A partir do levantamento realizado na SRE, constatamos que o número de professores homens em atuação na docência aumenta na medida em que avançam os níveis de ensino, evidenciando assim, a raridade do fenômeno pai professor. Espera-se que ao final da pesquisa compreendamos em profundidade os efeitos decorrentes da profissão docente na vida familiar de pais professores homens atuantes na educação básica e as práticas e estratégias educativas desenvolvidas por eles no quadro da vida escolar dos filhos.
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