Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: X Mostra Pró-Ativa
Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA
Subárea: Pró-Ativa
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
Desenvolvimento e implantação de um website de apoio às disciplinas de Semiologia I e II (MED 157 e 129) e Semiologia Pediátrica (MED 128) do curso de medicina da UFOP. |
Autores |
KELLY CORDEIRO SILVA (Autor) Fabiana Alves Nunes Maksud (Orientador) |
Resumo |
O presente trabalho consiste na continuidade da elaboração de um website que seja fonte de estudo para as disciplinas de Semiologia I, II e Semiologia Pediátrica, contendo desde informações estruturais e avisos das disciplinas do curso de graduação, à questões práticas e até ferramentas de imagens e vídeos que auxiliem no aprendizado do conteúdo. O objetivo é permitir que o aluno complemente os seus estudos a partir dos dados disponibilizados, de forma didática e de fácil acesso. Visa-se assim, auxiliar no desenvolvimento de habilidades como: identificar e interpretar os sinais e sintomas apresentados pelos pacientes, realizar anamnese e exame físico completos e estimulá-lo na construção do raciocínio clínico adequado. A construção do website foi iniciada como projeto Proativa, edital de dez/2015, e desde então tem sido incluídas informações adicionais, bem como a disciplina de Semiologia Pediátrica, que inicialmente não foi abordada. Teve uma boa aceitação entre a comunidade acadêmica, e até mesmo entre os docentes do curso. A ferramenta de avaliação do site pelos usuário tem sido disponibilizada, porém com baixo índice de respostas. A manutenção do site ficará de agora em diante, a cargo dos monitores das referidas disciplinas, para que as informações permaneçam atualizadas e este instrumento de aprendizado continue sendo útil. |