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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
Explorando Noções de Tratamento da Informação em uma Perspectiva Crítica: análise de um projeto desenvolvido no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG)
Autores
LUDMILA GERALDA DE PAULA (Autor)
Ana Cristina Ferreira (Orientador)
Resumo
Um dos objetivos da educação escolar é formar cidadãos críticos e capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos na escola na tomada de decisões conscientes em favor próprio e da sociedade. Porém, nem sempre as práticas escolares têm se norteado por esse objetivo e cada vez mais percebemos a falta de entusiasmo dos alunos em aprender. Nesta pesquisa, ainda em desenvolvimento, analisamos possíveis contribuições de atividades construídas com base nos conteúdos matemáticos do bloco de conteúdos “Tratamento da Informação” para a aprendizagem dos conceitos matemáticos, bem como para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. As bases teóricas para este estudo são as ideias de Paulo Freire e da Educação Matemática Crítica. Os participantes do estudo são alunos de uma classe do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). Para a produção de dados foram utilizadas: observações, gravações em áudio e vídeo, diário de campo da pesquisadora, registros produzidos pelos alunos, questionários e entrevistas com eles. As atividades foram elaboradas com base em temas de interesse dos alunos e nas contribuições que o estudo sobre o tema poderia trazer para a escola em geral. Dessa forma, o tema escolhido foi a água. Além de estudar o papel da água em nossa vida, os alunos tiveram a oportunidade, dentre outras coisas, de conversar com agentes do Serviço Municipal de Água e Esgoto sobre a água em Ouro Preto, bem como coletaram amostras de água da escola, analisaram os resultados obtidos e concluir este trabalho, elaborando sugestões para a direção da escola. Os resultados preliminares indicam um maior engajamento dos alunos com as tarefas propostas, bem como evidências de que a maioria desenvolveu ideias mais críticas acerca da importância da água, de cuidados relativos ao seu uso e do papel de cada um nesse processo.
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