Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XVIII Seminário de Extensão
Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO
Subárea: Educação
Título |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES NA ESCOLA ESTADUAL DE OURO PRETO (ESCOLA POLIVALENTE) |
Autores |
GISELLE APARECIDA DE SOUZA REZENDE (Autor) Lucas Antunes de Araújo (Co-Autor) Virgínia Silveira (Co-Autor) Rejane Evangelista da Conceição (Co-Autor) Victória Matos e Chaves (Co-Autor) Marinna de Assis Fernandes (Co-Autor) Jéssica Emiliana Santos Silva (Co-Autor) Rafael Pereira de Andrade (Co-Autor) Marília Pinheiro Braga (Co-Autor) Sabrina Carla Alves e Silva (Co-Autor) Thiago Pariz (Co-Autor) Amaia Martinez Giacchi (Co-Autor) Arthur Marques do Nascimento (Co-Autor) Renata Rodrigues Lima (Co-Autor) Samira Fagundes de Andrade (Co-Autor) Leonardo Moreira Silva (Co-Autor) Jacqueline de Souza (Orientador) Luciene Gonçalves da Paixão (Co-Autor) |
Resumo |
O desenvolvimento de atividade na Escola Estadual de Ouro Preto (Polivalente) é uma iniciativa do grupo PET Farmácia ao observar um contexto nacional de evasão escolar. O projeto corrobora com os objetivos do programa em: contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior (IES), estimular o espírito crítico e a atuação profissional pautados na cidadania e na função social da IES. Dessa forma, os objetivos do presente trabalho foram promover a construção de um conhecimento mais sólido, estimulando o interesse dos alunos da Polivalente em estar na escola; estender as ações universitárias à comunidade, visando seu benefício; fornecer aos discentes informações que possam auxiliá-los na realização da feira de ciências que ocorre na instituição; proporcionar aos petianos a oportunidade de trabalhar em equipe, planejar atividades e desenvolver a capacidade de comunicação. Foram realizadas atividades relacionadas à disciplina de Ciências com os discentes dos 7º e 8º anos totalizando 10 encontros realizados no período de seis meses. Estes encontros foram divididos em aulas teóricas e práticas, cujos temas abordaram “corpo humano” e “densidade”. As aulas práticas exploraram o conteúdo teórico trabalhado anteriormente, por meio da realização de alguns experimentos, gincana e visita ao Laboratório de Anatomia Humana da UFOP. Ao final do projeto foi aplicado um questionário de avaliação, no qual 82,1% dos alunos afirmaram ter aprendido com as atividades, 96,4% gostaram do projeto e 75,1% disseram que fariam algo que aprenderam com o PET na feira de ciências. Também foi aplicado um questionário para os professores, no qual 100% afirmaram que o projeto foi benéfico para os alunos, cumprindo os objetivos do PET. A atividade possibilitou compartilhar o conhecimento adquirido dentro da Universidade com a comunidade, cumprindo sua função social. |