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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
Perfil e percurso universitário de estudantes ingressantes, em 2013/1, em cursos presenciais de graduação da UFOP, participantes da Política de Ação Afirmativa
Autores
MARIZA APARECIDA COSTA PENA (Autor)
Rosa Maria da Exaltação Coutrim (Orientador)
Daniel Abud Seabra Matos (Co-Orientador)
Resumo
Este trabalho traz os principais resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado já concluída referente aos estudantes ingressantes na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Política de Ação Afirmativa. O objetivo principal foi conhecer o perfil e investigar o percurso universitário dos cotistas de baixa renda, ingressantes em 2013/1, na graduação presencial da UFOP. Partimos de um referencial teórico no campo da Sociologia da Educação, que trata das condições de acesso, permanência e experiências de estudantes de camadas populares no Ensino Superior. Para a amostra, selecionamos seis cursos da UFOP, diferenciados pelo nível socioeconômico de seus alunos. Por meio da análise do banco de dados acadêmicos da instituição, analisamos o perfil e o percurso universitário dos estudantes cotistas e verificamos que a maioria dos cotistas matriculados nos cursos da amostra é composta por pardos (52,9%), mulheres (55%), com idade entre 19 e 24 anos (46%), provenientes de Belo Horizonte e cidades onde há campus da UFOP (51%) e egressos de escolas públicas da região. Em relação ao percurso acadêmico, constatamos que, embora tenham um desempenho menor no ENEM e certas dificuldades no início do curso, os estudantes cotistas apresentam, no decorrer da graduação, desempenho acadêmico similar ao dos estudantes da ampla concorrência, com índices de reprovações em disciplinas e de evasão sem diferença significativa estatisticamente comprovada. Além disso, esses estudantes também agregam, em seus currículos, atividades de pesquisa, extensão, monitoria, entre outras. Em relação à política de ação afirmativa na UFOP, podemos inferir que esta tem cumprido o seu papel social e contribuído para o acesso e a permanência de uma parcela significativa de estudantes de baixa renda no Ensino Superior, sobretudo nos cursos de maior prestígio.
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