Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Monitoria de Teoria da História
Autores
THIAGO ANDREUCI ALVES SILVA (Autor)
Luísa Rauter Pereira (Orientador)
Resumo
O programa de monitoria de Teoria da História consiste em um conjunto de atividades que, além de auxiliar os estudantes que estão cursando a disciplina, contribui também para a própria formação do monitor como professor e seu aprofundamento na área do conhecimento em pauta. Para tanto, a presença na sala é indispensável pois o conteúdo é revisado através da releitura dos textos, desse modo, aprimorando as reflexões sobre a matéria e elaborando maior aproveitamento nas discussões levantadas em sala. Ademais, destaca-se como estimulante ao monitor o acompanhamento junto ao docente na correção das provas, trazendo proximidade à pratica avaliativa. A disciplina estimula a produção de conteúdo por parte do monitor com a elaboração de um verbete que se aplique à área da Teoria da História, mesclando leitura e análise dos textos da ementa a um escrito que auxilie os futuros estudantes da disciplina. Ação somada à monitoria do site “Laboratório virtual de História”, utilizado como ferramenta complementar ao conteúdo trabalhado em sala sendo compêndio de produções discentes e outras amostras pertinentes à disciplina. A monitoria em questão se demonstrou um relevante instrumento de auxílio aos estudantes ao propiciar um debate mais extensivo sobre as problemáticas trabalhadas em sala, através do oferecimento de horários para discussão dos textos e das problemáticas avaliativas da disciplina. A partir da monitoria, os estudantes obtiveram um espaço além, onde os autores estudados foram comparados no discurso historiográfico, assim, acrescentando densidade ao estudo e aproveitamento da disciplina para formação e entendimento do processo histórico como um todo, tendo em vista a relevância da discussão do pensamento em um curso voltado para a área das humanidades.
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