Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Gincana Matemática – Uma alternativa que se aprende brincando
Autores
ISABELA MATIAS DOS ANJOS (Autor)
Sebastião Martins (Orientador)
Márcio Paulo (Co-Autor)
Yara Stefani (Co-Autor)
João Rodrigues (Co-Autor)
Resumo
Vários são os problemas elencados como protagonistas do fracasso dos estudantes em Matemática. A maneira como essa disciplina é ministrada, a nosso ver, pode influenciar na melhoria da aprendizagem desse assunto. Nesse sentido, propusemos este trabalho que é um projeto de aplicação no qual buscamos resultados concretos de ensino da matemática juntamente com disciplina de Educação física, que seja prazerosa, interessante e que simultaneamente desperte interesse nos alunos e o raciocínio perante as questões matemáticas. Segundo Piaget, citado por Kishimoto (2000), “a brincadeiras não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual ". Para manter-se equilibrada com o mundo, a criança precisa brincar criar e inventar. Como os PCNs sugerem o recurso aos jogos e brincadeiras como um dos caminhos para se "fazer Matemática " na sala de aula procuramos juntar o “útil ao agradável”. Desenvolvemos então uma Gincana, visando proporcionar aos alunos uma atividade diferenciada, na qual houvesse troca de experiência entre alunos, professores e bolsistas do PIBID, evidenciando desse modo que o estudo da matemática pode ser divertido e aplicado fora do ambiente escolar.
Voltar Visualizar PDF