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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Trabalho

Título
Inserção e disseminação das novas formas de Economia aos alunos das Instituições de Ensino de João Monlevade
Autores
NATHALIA REGINA SILVA VIEIRA (Autor)
Matheus de Araújo Butinholi (Co-Autor)
Williane Cristina Ribeiro (Co-Autor)
Rafael Lucas Machado (Orientador)
Resumo
O Projeto de Extensão Inserção e disseminação das novas formas de Economia aos alunos das Instituições de Ensino de João Monlevade, vinculado à PROEX, tem como principal objetivo disseminar o conhecimento sobre economia solidária, autogestão, cooperativismo e associativismo para os alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior. A metodologia do projeto fundamenta-se no princípio da pedagogia dialógica, em que o diálogo é o centro do método educativo, traçada na ideia de promover uma troca de conhecimentos tanto de discentes e docentes, quanto da comunidade com o meio acadêmico. De acordo com as metas estabelecidas do projeto, dever-se-ia realizar formações sobre economia solidária, autogestão, cooperativismo e associativismo nas escolas de ensino médio e nas faculdades da cidade de João Monlevade. Inicialmente, foram feitas várias formações para a equipe do projeto nas reuniões semanais da INCOP, onde os temas puderam ser discutidos. A partir disso, foi elaborado um conteúdo acerca dos assuntos e sintetizado em uma apresentação a ser utilizada nas formações, também foi elaborado um questionário com a finalidade de avaliar o conteúdo absorvido pelos alunos, a equipe responsável pela formação e se existia um conhecimento prévio sobre o assunto por esses alunos. Até o momento, foram realizadas as seguintes etapas do projeto: fundamentação teórica, definição e mapeamento das instituições de ensino médio e superior a serem contempladas com as formações, realização de um seminário com a temática Economia Criativa e deu-se o início das formações, que já atendeu à faculdade Doctum, e às escolas de Ensino Médio: Escola Estadual Dona Jenny Faria e Escola Estadual Luiz Prisco de Braga. Até o final do ano, a perspectiva é ter abrangido a maior quantidade possível de faculdades e escolas da cidade à serem contempladas com as formações e por fim avaliar o impacto das formações para os estudantes das instituições através do questionário, sistematização e análise dos resultados.
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