Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
A produção textual em suas multimodalidades
Autores
BENEDICTO ROBERTO ALVES CARLOS (Autor)
Luiz Antônio Prazeres (Orientador)
Aryane Melissa Romualdo (Co-Autor)
Leticia de Castro Guimarães Barbosa (Co-Autor)
Maria Carolina de Bellis Correa das Dores (Co-Autor)
Paulo Eduardo Moura de Miranda (Co-Autor)
Lara Nantes Hybner Ferreira (Co-Autor)
Marcia Fernanda Antunes de Souza (Co-Autor)
Marcia Fernanda Antunes de Souza (Co-Autor)
Luiz Renato Gomes dos Santos (Co-Autor)
Elenir Ferreira de Souza Gonçalves (Co-Autor)
Resumo
O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Letras, Leitura e Produção Textual no Ensino Fundamental e Médio, desenvolvido nas Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, na Escola Estadual Dom Pedro II e na Escola Municipal Monsenhor Castilho Barbosa, na cidade de Ouro Preto, visa contribuir para o ensino e o aprendizado de estratégias de leitura e de escrita em língua materna nos ambientes intra e extraescolares dos estudantes desses níveis de ensino. De acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (PCNs), deve-se garantir aos cidadãos meios que os subsidiem para utilizar habilidades fundamentais no uso da linguagem, quais sejam: oralidade, leitura, escrita, análise linguística e literatura. Diante disso o projeto “ A produção textual em suas multimodalidades” teve como intuito trabalhar temas como: bullying, questões relacionadas a género e sexualidade, suicídio através da criação de um jornal e da produção de um curta metragem, visando criar formas de autoafirmação e construção de cidadãos críticos. Ao mesmo tempo, no tocante ao Ensino Médio, desenvolvemos atividades voltadas para a produção de textos para o ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio.
Voltar Visualizar PDF