Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia de Transportes

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
Otimização da Tabela de Horários de Ônibus
Autores
CAIO AMARAL NAKAO (Autor)
Gustavo Peixoto Silva (Orientador)
Resumo
O planejamento da operação do sistema de transporte público é uma atividade complexa e que compreende uma sequência de etapas. A primeira etapa consiste em definir as rotas a serem percorridas em cada linha, de forma a atender à demanda de deslocamento dos usuários pelos diferentes pontos do município. Posteriormente, devem ser estabelecidas as frequências de partidas dos veículos em cada linha, definindo as Tabelas de Horários (TH) de cada linha em função da demanda de usuários na mesma. De posse dos horários de partida de cada viagem, dos seus tempos médios de duração e dos tempos de deslocamento entre os diferentes pontos de início e de término, e destes até às garagens, é possível calcular a frota mínima necessária para que todas as viagens sejam realizadas sem que haja sobreposição ou atraso nas mesmas. Minimizar o total de veículos e os seus custos variáveis é o objetivo da terceira etapa do planejamento, denominado Problema de Programação de Veículos (PPV). Para cada tipo de dia (útil, sábado e domingo) tem-se uma TH diferente e, consequentemente, uma frota com diferentes características operacionais. Neste projeto foi implementada a metaheurística Variable Neighborhood Search (VNS), que tem como entrada uma TH inicial, a partir da qual são realizadas pequenas modificações. Posteriormente é resolvido o respectivo PPV com um algoritmo de Fluxo em Redes. O objetivo é obter uma solução cujo custo operacional seja menor do que o custo original, mediante pequenas variações na TH, sem que a qualidade do serviço prestado ao usuário seja comprometida. Este é o problema de definição da Tabela de Horários integrada à resolução do Problema de Programação de Veículos. Nesse sentido, uma tabela de horários será melhor do que outra se o seu custo operacional for menor. A metaheurística foi testada com reais de empresas de Belo Horizonte, mostrando que é possível obter essa redução no custo operacional e, em alguns casos, reduzir o tamanho da frota.
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