Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Administração

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Estudo do valor em Estratégia em Ambientes de Incubação de Empresas
Autores
DEBORAH GUERRA ROCHA CAMPOS (Autor)
Fernanda Maria Felício Macedo Boava (Orientador)
Resumo
O conhecimento estratégico elaborado, até o momento, se relaciona com várias ferramentas para auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão. Todavia, observam-se outras dimensões na estratégia que por vários motivos são pouco exploradas pela academia, com o valor da estratégia. No presente trabalho pretendeu-se aplicar a técnica de pesquisa laddering para o estudo do valor em estratégia atribuído por gestores em ambientes de incubação de empresas, a partir de sua inserção como suporte de análise ao método fenomenológico. Tal técnica é empregada para a construção de cadeia de meios-fins que proporciona dados para a visualização de uma hierarquia produzida pelas pessoas em função dos critérios de escolhas envolvidos em suas ações, denominado mapa hierárquico de valores. Isso se dá a partir da identificação de atributos (A), consequências (C) e valores (V) intrínsecos a análise das pessoas acerca de um determinado fenômeno. Para isso, realizou-se uma pesquisa junto a dez gestores de empresas ligadas aos Programas de Incubação de Empresas da INCULTEC – Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Ouro Preto, da INOVA – Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais, da IEBT – Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Viçosa e, por último, da NASCENTE – Incubadora de Base Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Chegou-se à conclusão de que os atributos (A) são: Perspicácia, Persistência, Previsibilidade, Ingresso na Incubadora, Mostrar a empresa. As consequências (C) são: Credibilidade, Competitividade, Conhecimento, Redução de custos e de tempo, Retorno financeiro e Redução de riscos. E os valores (V) são: Controle, Segurança, Sucesso profissional e Realização Pessoal. Buscou-se, portanto, contribuir com a análise sobre um aspecto pouco explorado na Academia: o valor que o gestor atribui a prática estratégica.
Voltar Visualizar PDF