Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
METEOROLOGIA NA ESCOLA
Autores
BRUNO FERREIRA DE JESUS JUNIOR (Autor)
Davi das Chagas Neves (Orientador)
Resumo
As aulas práticas nos cursos de ciências das escolas públicas do nosso país normalmente são deficientes ou até mesmo nulas. Nestas aulas deve-se abordar metodologias empíricas essenciais para a formação acadêmica dos estudantes, portanto, a ausência deste conteúdo no ensino médio remete a perda de talentos e consequentemente propicia um baixo desempenho tecnológico em nosso setor industrial, afetando sua competitividade. A fim de atenuar as referidas deficiências, este projeto foi idealizado com o objetivo de difundir a utilização e o desenvolvimento de novas tecnologias dentro das escolas públicas, a partir da elaboração de um laboratório meteorológico com hardware livre, o Arduino. Neste laboratório os estudantes realizarão medidas diárias da temperatura, da umidade, da velocidade do vento e da pressão atmosférica local. Deste modo, os membros participantes deste projeto, proveniente essencialmente do corpo discente da escola, poderão conhecer algumas metodologias empíricas referentes à física, matemática, geografia, informática, eletrônica, etc. Deve-se salientar que o primeiro contato com estes equipamentos ocorre em uma feira realizada pelos membros deste projeto de extensão nas escolas abrangidas pelo mesmo. Nesta mini feira de ciência e tecnologia, foram apresentados os componentes utilizados no laboratório, destacando o Arduino, que é o dispositivo principal desta metodologia. Na apresentação do Arduino foram criados projetos mais simples junto aos estudantes com o intuito de familiarizar estes jovens aos dispositivos eletrônicos e ao computador. Em seguida, após este aprofundamento com o Arduino, foram montados os equipamentos constituintes do laboratório meteorológico, que será mantido na escola pelos alunos do terceiro ano (ensino médio), com o objetivo de coletar dados do clima local, propiciando desta maneira o aprendizado dos alunos, impulsionando assim a formação científica e tecnológica dentro destas comunidades escolares.
Voltar Visualizar PDF