Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Monitoria de Cito-Histologia: Experiências e proposta de mudanças sob a visão dos monitores
Autores
LILLIAN ALVES MOREIRA DE PAIVA (Autor)
Sâmia de Matos Moura (Co-Autor)
Ana Clara Assis Barcelos (Co-Autor)
Glenda Samara Dias Santos (Orientador)
Luciana Hoffert Castro Cruz (Co-Orientador)
Resumo
O auxílio de monitores, durante as aulas práticas e em horários extraclasse da disciplina Cito-Histologia (CBI 199), tem sido de extrema importância para uma melhor construção do conhecimento pelos alunos e redução da repetência. Considerando a importância das monitorias, o objetivo deste trabalho foi descrever os resultados das experiências de monitores e propor estratégias visando à melhoria no aprendizado pelos alunos das próximas turmas. De acordo com as experiências, os monitores perceberam que a monitoria era encarada como um estudo, o qual não era complementado por outros métodos pelos alunos. Além disso, poucos levavam dúvidas e apenas iam para receber o conhecimento de forma passiva. Desse modo, foi proposto estratégias visando propiciar a motivação e aprendizagem aos alunos de forma que os estudantes participassem ativamente do processo. São exemplos: o uso de mapas conceituais auxiliado pelos monitores, ferramentas virtuais atrativas tais como redes sociais com páginas voltadas ao ensino de Biologia Celular e Histologia, mídias interativas explicando os diferentes tipos de mecanismo celulares, jogos atrativos e grupos de estudos online, além de exibições de vídeos curtos. Tais métodos possibilitariam tornar o conteúdo mais atrativo, permitindo assim, monitorias mais dinâmicas e interativas evitando abordagens monótonas. Além de organizar as ideias e conceitos do conteúdo estudado também proporcionariam discussões e o surgimento de dúvidas. Com essas mudanças, os estudantes seriam mais receptivos, participativos e teriam mais interesse, levando-os à aprendizagem e aumentando o índice de aprovação da disciplina.
Voltar Visualizar PDF