Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: MOSTRA MATERIAL PEDAGOGICO

Subárea: MOSTRA MATERIAL PEDAGOGICO

Título
Oficina de Origami- PETMAT
Autores
ANA LUIZA FERREIRA CAMARGO (Autor)
Bárbara Cristina Toledo Lima (Co-Autor)
Cyndi Menezes Pimentel (Co-Autor)
Pedro Leonardo Pinto de Souza (Co-Autor)
Resumo
A Oficina de Origami organizada pelos alunos do PETMAT, teve como principal objetivo relacionar o origami com a matemática, tendo como intuito mostrar uma nova forma de ensinar matemática na sala de aula. Esta oficina foi realizada nos dias 23 e 24 de Agosto, na qual separamos dois assuntos distintos entre os dias realizados. No primeiro dia de oficina, o objetivo principal era apresentar os sólidos de Platão. Iniciamos a oficina contando uma breve história da origem e estrutura do origami, logo após falamos também da importância dos sólidos de Platão. Para melhor compreensão do assunto e desenvolvimento da oficina foram realizadas as dobraduras que se relaciona com esses sólidos. Na oficina fizemos os origamis clássicos dos sólidos, que são: o cubo, cubo modular, tetraedro e tetraedro modular. Na qual serão apresentados na bancada durante o encontro de saberes 2017 os origamis feitos durante a oficina. No segundo dia, foi apresentado alguns conceitos relevantes de forma informal, como exemplo, as figuras geométricas, segmentos e bissetrizes. Neste dia o principal objetivo era poder relacionar os conceitos geométricos intuitivamente de forma que os alunos conseguissem compreender melhor a definição e sua forma. Além disso, as dobraduras desenvolvidas neste dia foram as clássicas da cultura japonesa com um toque brasileiro, na qual foram feitas as figuras como, borboleta, balão de São João, Tsuru. Para finalizarmos, percebemos que os alunos se sentiram mais a vontade fazendo origamis que não envolvessem os sólidos de Platão. Além disso, os alunos fixaram a ideia de figuras geométricas e seus conceitos. No final da oficina percebemos que os alunos ficaram satisfeitos com o trabalho realizado e nos sugeriu executar mais vezes a oficina. Nós integrantes do PETMAT gostaríamos de agradecer ao PET/FNDE/MEC pelo apoio financeiro.
Voltar Visualizar PDF