Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
ASTRONOMIA PARA TODOS-RELEITURA DO ACERVO DE DESENHO - TOPOGRAFIA - GEODESIA - ASTRONOMIA DA ESCOLA DE MINAS
Autores
KAMILA GOMES DE OLIVEIRA (Autor)
Mariana Stephanne Torres de Oliveira (Co-Autor)
Almir Aparecido Malta Ferreira (Orientador)
Henrique Magalhães Pereira (Colaborador)
Emanuela Beatriz da Cunha (Colaborador)
Fernanda Diniz Gomes (Colaborador)
Amanda Capovilla (Colaborador)
Cristiane Oliveira Silva Ferreira (Colaborador)
Resumo
O acervo do museu da Escola de Minas se destaca na história. É um arquivo histórico e remonta ao tempo da criação da Escola de Minas, pelo francês Prof. Claude H. Gorceix. A releitura do acervo dos setores de Astronomia, Desenho e Topografia faz-se necessária. Este projeto corrobora para entender a evolução tecnológica através dos tempos, coloca o visitante frente à capacidade criativa que o humano tem para se superar, criar novas formas para elevar a qualidade de vida no trabalho e os dados obtidos mostraram a trajetória evolutiva entre tempos passados aos dias de hoje. O Projeto, “Releitura do acervo do museu da Escola de Minas”, ocorre através do levantamento de dados em catálogos, fabricantes e/ou entrevista aos usuários e tem desenvolvido as seguintes atividades: Catalogar as peças contidas no acervo da reserva técnica; Buscar nos arquivos por dados técnicos em catálogos dos fabricantes e/ou fornecedores; Buscar na internet por dados técnicos das peças sem catálogos e/ou manuais; Entrevistar usuários para a obtenção de dados técnicos das peças desconhecidas ou sem informações; Elaborar documentos com os dados obtidos, que caracterizam cada peça do acervo. As próximas atividades programas incluem: Disponibilizar na internet ou por outro meio os dados levantados; Publicar os dados relativos ao projeto em instituições e mídia para divulgação e incentivo a visitação; Promover a manutenção periódica do acervo; Publicar os resultados e conclusões obtidas em periódicos especializados, na internet, e em congressos e outros eventos. O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento de produção teórica, esboçando o conteúdo que até então foi levantado. É perceptível a importância desta produção no cenário acadêmico, cultural e patrimonial. Trabalhar a releitura das peças além de nos permitir agregar um grande conhecimento permite uma contribuição na manutenção e na garantia de preservação da história contida em cada uma das peças.
Voltar Visualizar PDF