Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Orientação acadêmica na Engenharia de Minas
Autores
CARLOS ALBERTO PEREIRA II (Orientador)
FERNANDA HOFFMANN (Autor)
Thiago Viana Neves (Co-Autor)
Matheus Nogueira Gomes (Co-Autor)
Matheus Nogueira Gomes (Co-Autor)
Guilherme Henrique Gualandi Rodrigues (Co-Autor)
Resumo
Ao ingressarem em uma universidade federal, os alunos, muitas vezes, possuem dúvidas e dificuldades em se adaptar ao novo ambiente. Pensando em maneiras de resolver essa questão, o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto criou um projeto de acolhimento dos calouros denominado Orientação Acadêmica. A ideia é dar o suporte necessário para despertar o interesse pela mineração, possibilitar um contato maior com a área e, assim, a cada período, o curso diminua o número de evasões. Em encontros semanais, os tutores do projeto que também são alunos do curso buscam, através de dinâmicas, visitas a empresas, palestras com professores e ex-alunos da Escola de Minas e aulas de dúvidas, estreitar a relação entre os novatos, o curso e a cidade. Durante todo o período é feito um acompanhamento quanto às matérias, a metodologia dos professores e maiores dificuldades e, de acordo com a necessidade do grupo, são feitas reuniões sobre assuntos específicos. Análises feitas sobre os resultados alcançados indicam que desde o início da orientação, há quatro anos, a adesão aumenta a cada período, dado que o projeto foi reconhecido como atividade extracurricular e possui certificado de horas complementares. O primeiro semestre de 2017 foi o que teve maior destaque para a quantidade de participantes efetivos, 19 pessoas com mais de 75% de presença, destas, 73% alcançaram o coeficiente acima de 6,0. Outro ponto importante é que as pessoas de outros estados, teoricamente com maior dificuldade na adaptação, obtiveram coeficiente de rendimento acima de 6,0. Durante os anos em que o projeto vem sendo executado, observa-se um maior interesse pelos estudantes em projetos das áreas de ensino, extensão e pesquisa, já ao fim do primeiro período, há procura dos alunos para fazerem parte de alguma atividade dentro do departamento. Ao longo dos anos, o projeto vem se aprimorando e tornando-se mais eficiente, comprovado pelos resultados cada vez melhor dos participantes.
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