Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Cultura

Título
Educação e arte para crianças
Autores
CARLOS ALBERTO PEREIRA II (Orientador)
Andreia Cotta Guimarães 7941618630 (Co-Autor)
ABIGAIL FONSECA MARTINS LOPES DE LIMA 133.725.296-42 (Co-Autor)
Letícia Mendes Pereira 8879047698 (Co-Autor)
JOAO MARCOS BARBOSA BEZERRA (Autor)
Deborah Isa Lisboa Madeira 10828254680 (Co-Autor)
Francielle Câmara Nogueira 07871419684 (Co-Orientador)
Resumo
Surgiu em 1999 com a ideia de criar uma consciência de pertencimento e cuidado da cidade de Ouro Preto nas crianças que aqui moram. Essa necessidade foi notada pelo mestre Juca, um canteiro restaurador que notou que logo após a restauração das peças, elas eram depredadas, na maioria das vezes, por crianças. É direcionado a alunos, do quinto ano, da rede pública de Ouro Preto. As aulas que ocorrem nas terças e quintas durante a manhã e à tarde, são montadas todo início de período letivo das crianças, por alunos de vários cursos da UFOP e se dividem em duas formas de apresentação, seguindo desde o modelo explanativo, tradicional em salas de aula, até o modelo lúdico que conta com visitas em pontos estratégicos da cidade e aulas práticas com atividades a fim de exemplificar a teoria. Os temas abordados são os mais diversos incluindo desde assuntos do cotidiano dos alunos e vida escolar, como português, matemática, história e ciências, até temas culturais e formadores de opinião crítica como drogas, educação financeira, patrimonial e consciência ambiental. Um ponto a se frisar é a troca que ocorre no projeto: aluno-monitor. Os universitários desenvolvem inúmeras habilidades que se tornam diferenciais em suas vidas acadêmicas e futuras vidas profissionais, uma vez que desenvolvem a adequação da linguagem a cada contexto, aprendem a trabalhar em equipe e além disso desenvolvem sua escrita, uma vez que durante o projeto também são escritos artigos sobre este. Já nas crianças é observada uma mudança de comportamento ao longo do projeto seja na maior educação com os colegas, na maior consciência ambiental ao não jogarem, por exemplo, lixo na rua e corrigirem os que jogam, além de passarem a ter uma alimentação mais saudável, uma vez que construíram uma horta aqui no projeto e a tomam como exemplo.
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